Conteúdo Principal
Publicado em: 19/11/2020 - 12h06 Atualizado em: 19/11/2020 - 16h11 Comarca: João Pessoa Tags: GEVID, Novembro Azul

Novembro Azul: Inscrição para a oficina ‘Combate ao Câncer de Próstata’ vai até a próxima quarta-feira (25)

Uma parceria entre a Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça da Paraíba e a Equipe Viver Melhor da Unimed – João Pessoa, vai proporcionar a oficina on-line ‘Combate ao Câncer de Próstata’. O evento, que acontecerá às 10h do próximo dia 26, faz parte de uma série de ações promovidas pelo TJPB e o Projeto Viver Melhor, em comemoração ao ‘Novembro Azul’, mês dedicado à prevenção e cura do câncer de próstata. 

Os servidores e magistrados do Poder Judiciário estadual interessados em participar da oficina devem fazer sua inscrição até as 14h do dia 25 deste mês, por meio do celular (83) 991440048. Nesta mesma data, será criado um grupo de WhatsApp, para informação sobre aplicativo e envio do link da reunião. No ato da inscrição, serão necessários o nome do usuário, matrícula e número do celular.

De acordo com a gerente da Gevid-TJPB e fisioterapeuta, Valéria Beltrão, durante todo o mês de novembro, a parceria com a Equipe Viver Melhor da Unimed JP é intensificada, com ações de cuidado à saúde do homem.

“Na maioria das vezes, os homens evitam ir ao médico por iniciativa própria. Em muitos casos, precisam de um alerta, ora por insistência da esposa ou dos filhos, ora por nosso setor, através das campanhas e projetos”, comentou. Ela disse, ainda, que é preciso quebrar essa barreira e conscientizar o homem sobre o quanto é importante cuidar da saúde desde cedo, principalmente, em relação ao câncer de próstata que é curável, desde que seja descoberto em fase inicial.

Valéria Beltrão disse que a oficina ‘Combate ao Câncer de Próstrata’ tem o objetivo de conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico da doença. Ela lembrou que, ao se inscrever no evento, o usuário tem que observar as seguintes condições: ter internet, pois as aulas serão transmitidas em tempo real; possuir e-mail e WhatsApp, porque será criado um grupo onde os usuários receberão o manual para baixar a plataforma de videoconferência Webex e os links de acesso aos encontros.

“Nossas parcerias com a Unimed têm contribuído para a prevenção e saúde de todos que integram o Poder Judiciário paraibano. Os parceiros nos dão o apoio necessário, inclusive, não só referente à equipe da Unimed, mas a Uniodonto e a Aemp”, comentou a gerente da Gevid.

Números - De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2020/2022, serão diagnosticados, no Brasil, 65.840 novos casos de câncer de próstata. Esse número corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens. O mesmo instituto aponta, também, que o câncer de próstata é a segunda principal causa de morte em homens, atrás, apenas, do câncer de pulmão. Com base nessas estatísticas, o ‘Novembro Azul’ é dedicado à campanha preventiva de combate ao câncer de próstata.

Preocupada com esses números, a Unimed JP vem abordando, desde o início deste mês, diversos temas em saúde, por videoconferência, através da plataforma Webex, contendo, na extensa programação, grupos, oficinas e palestras. Os interessados devem acessar o link: https://www.unimedjp.com.br/viver-melhor/ (48h antes de cada evento). A programação completa está disponível, bastando clicar na palavra saúde.


Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611