Conteúdo Principal
Publicado em: 12/08/2008 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Novo livro do Desembargador Lorenzo Serpa é lançado às 17 h desta quarta-feira, 13 de agosto, no Salão Nobre do Palácio da Justiça



<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /?>

 


por Evandro da Nóbrega,


coordenador de Comunicação Social do Judiciário paraibano


 


 


O desembargador José Di Lorenzo Serpa, integrante do Tribunal Pleno do TJ-PB, lança às 17 h desta quarta-feira, 13 de agosto, o seu mais recente livro de crônicas, artigos e comentários, sob o título geral de Lições do tempo.


 


Este lançamento, que se enquadra no Plano Cultural da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, será realizado no Salão Nobre “Ministro Osvaldo Trigueiro de Albuquerque Melo”, primeiro andar do Palácio da Justiça (Praça João Pessoa, s/n).


 


PREFÁCIO & APRESENTAÇÃO


A apresentação da obra ficará a cargo do próprio desembargador-presidente Antônio de Pádua Lima Montenegro, que também dirigirá a solenidade de lançamento.


 


De acordo com a programação distribuída pelo secretário da Presidência do TJ-PB, Dr. Márcio Roberto Soares Ferreira, e pela coordenadora do Cerimonial da Corte de Justiça, Dr. Maria Apparecida Ribeiro Coutinho Medeiros, o ato de lançamento será aberto pelo desembargador Antônio de Pádua, que, logo em seguida, fará a apresentação da obra, cujo Prefácio é também de sua autoria.


 


EDITORA LINHA D’ÁGUA


O livro é mais uma edição da Editora Linha d’Água, que tem mantido parceria, desde o ano passado, com o Poder Judiciário paraibano, sempre visando ao lançamento de obras de cunho jurídico e, igualmente, cultural e histórico.


 


Em vista disto, estarão presentes os editores Heitor Cabral e Pontes da Silva, sócios-dirigentes da Editora <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /?>em referência. Ao lado do presidente do TJ-PB, eles assinam o convite distribuído pelo Cerimonial do Judiciário para mais este lançamento de uma obra de real destaque.


 


Prevê-se também o comparecimento de todos os desembargadores e juízes convocados do Tribunal Pleno e das Câmaras do TJ-PB; dos juízes-auxiliares da Presidência do Tribunal; outros altos servidores do Judiciário; magistrados em geral; de secretários e coordenadores da Corte de Justiça; advogados, promotores de Justiça, procuradores, assim como o público em geral, interessado em Literatura e iniciativas editoriais.


 


DESEMBARGADOR SERPA


O desembargador José Di Lorenzo Serpa é consagrado escritor, articulista, poeta e cronista paraibano, já tendo brindado os leitores paraibanos com outras obras no campo da Poética e da Literatura em geral. Como desembargador, é também presidente da Primeira Câmara Cível do TJ-PB e, ainda, presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) da mais alta Corte de Justiça da Paraíba.


 


Já aos 16 anos de idade, escrevia poemas e, admirador da Poesia moderna (a partir da leitura dos promotores da Semana de Arte Moderna, em 1922), conviveu com a Poética de grandes autores, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Vinícius de Morais, Jorge de Lima e outros, sem esquecer os poetas simbolistas e parnasianos.


 


CORREIO DAS ARTES


O desembargador Di Lorenzo Serpa tem vários trabalhos publicados, inclusive no Correio das Artes, suplemento literário do jornal A União, por cuja Editora publicou, em 2002, o seu livro de versos intitulado Poemas de todos os dias.


 


Semanalmente, o desembargador Serpa publica uma crônica ou artigo noutro jornal, O Norte, também de João Pessoa.


 


“MERCOSUL” PREMIADO


Seu poema “Mercosul” viu-se premiado, em sétimo lugar, no Concurso Nacional de Poesia da ABRACE, constando da premiação um certificado e a publicação de uma seleção de seus poemas numa Antologia saída em julho de 2003 — ano em que também publicou outro livro, Poesias de sempre, pelas Edições FabulAção.


 


Por sinal, o desembargador Serpa é, atualmente, editor-adjunto da revista de cultura igualmente intitulada Fabulação, além de membro da UBE (União Brasileira de Escritores) e da ALSF (Academia de Letras Sagrada Família).


 


PREFÁCIO & ORELHAS


Este novo volume de sua autoria insere-se em mais uma etapa do Plano Cultural desenvolvido pela atual Presidência do TJ-PB, na Gestão da Mesa Diretora para o biênio 2007-2009.


 


No Prefácio da obra, o desembargador-presidente Antônio de Pádua chama logo a atenção do leitor para o fato de o livro ser dividido em duas amplas partes: 1) “Eu e os Netos”, com 46 capítulos; e 2) “Eu e o Cotidiano”, com 23 capítulos, “discorrendo sobre fatos e pessoas que, de uma forma ou de outra, o impressionaram no dia-a-dia de suas leituras”.


 


Além do Prefácio do desembargador-presidente Antônio de Pádua, o livro conta com orelhas de autoria do secretário da Presidência do TJ-PB, Dr. Márcio Roberto Soares Ferreira, que inicia sua breve análise dessas crônicas afirmando que “é como se o Mestre Serpa convidasse o leitor para uma caminhada, na tarde calma que a brisa do Atlântico refresca. Há uma trilha à frente e muitas estórias para percorrer”.

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611