Conteúdo Principal
Publicado em: 08/02/2019 - 13h48 Atualizado em: 08/02/2019 - 14h59 Tags: Nupemec

Núcleo de Conciliação do TJPB e OAB definem mutirão da Cagepa em Mangabeira 

O diretor adjunto do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflito (Nupemec), juiz Bruno Azevedo, recebeu as representantes da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-PB, para desenvolver parcerias e aperfeiçoar os projetos de interesse da sociedade, como a promoção de mutirões, ciclos de palestras e conciliação comunitária, voltados à solução de conflitos entre o cidadão e as empresas públicas e privadas. O encontro de trabalho aconteceu na manhã desta sexta-feira (8), na sede do Nupemec, no 3º andar do Anexo do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Dessa reunião já ficou decidido a realização de mais um mutirão. “No mês de abril, vamos promover a mutirão da Cagepa. Nesse esforço concentrado estarão envolvidos, além do Tribunal, a OAB, a própria Cagepa e uma instituição privada de ensino superior. O mutirão será no Bairro de Mangabeira, dando a oportunidade às pessoas, que, eventualmente, estejam com alguma dificuldade de cumprimento de suas obrigações com a Companhia, normalize seu débito”, antecipou Bruno Azevedo. 

O magistrado disse, também, que a conciliação e a mediação são as melhores formas de resolver esses problemas, evitando que as questões sejam judicializadas. “Quando um débito passa a fazer parte do sistema oficial de Justiça, ou seja, torna-se um processo, tem que respeitar todo um trâmite. Isso pode acarretar tempo e custo. Na conciliação, as duas partes sempre saem ganhando”, comentou Bruno Azevedo.

A Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-PB é composta pelas advogadas Evelyne Ramalho (presidente), Silvana Vasconcelos (vice-presidente), Lucina Priosti (secretária-geral) e Tatiane Lacerda (secretária-executiva). “Uma das nossas bandeiras de atuação é mudar a mentalidade dos advogados. Em ciclos de palestras, sempre sugerimos aos colegas a resolução dos problemas por meios extrajudiciais. Essa parceria com o Tribunal de Justiça, já consolidada, tem nos ajudado muito nessa mudança voltada para a conciliação”, afirmou. 

Silvana Vasconcelos disse que, em parceria com o TJPB, o primeiro ciclo de palestras sobre a importância da conciliação e medição, tendo como público-alvo os advogados,  teve início no mês passado. “No segundo semestre deste ano, o evento sobre o mesmo tema será levado para o interior do Estado”, adiantou a vice-presidente da Comissão da OAB-PB

Mediação Comunitária – Outra iniciativa em conjunto com o Tribunal de Justiça da Paraíba, OAB-PB e Ministério Público será a realização da Mediação Comunitária. A ação acontecerá no Bairro dos Bancários, no mês de outubro. “A ideia é quebrar paradigmas em relação à conciliação, mediação e arbitragem. Vamos montar uma estrutura para que as pessoas possam levar suas demandas. Ali, tentaremos resolver os possíveis problemas e orientar os moradores, por meios de sua associação, a criarem seu próprio núcleo do bairro”, ressaltou Silvana Vasconcelos

Por Fernando Patriota  

Compartilhar:
DICOM
Diretoria de Comunicação Institucional
  • imprensatjpb@gmail.com
  • (83) 3216-1611