Conteúdo Principal
Publicado em: 04/05/2018 - 14h13 Atualizado em: 23/09/2020 - 17h00 Comarca: Campina Grande

Nupemec do TJPB realiza 3ª fase do curso para mediador e conciliador em Campina Grande

A Comarca de Campina Grande sediará o 3º e último Módulo do Curso de Capacitação de Mediador e Conciliador Judicial, dentro da programação do Calendário de 2018, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba. Esta fase possui 10 horas-aula e vai acontecer nos dias 8 e 9 de maio, no auditório da Justiça Federal, das 8h às 18h, com intervalo para almoço.

A juíza Ivna Mozart Bezerra Soares Moura, titular do 3º Juizado Auxiliar Cível da 2ª Circunscrição e coordenadora dos cinco Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), está responsável pela organização do evento.

A iniciativa visa capacitar voluntários para o desempenho das atividades de conciliadores e mediadores nas unidades judiciárias, e tem carga horária mínima de 40 horas-aula para o módulo teórico e 60 horas-aula para o módulo prático (estágio supervisionado), nos termos das diretrizes curriculares previstas na Resolução nº 125/2010 do CNJ, com a nova redação dada pela Emenda nº 2, de 8 de março de 2016.

Nessa última fase, será abordado o papel do conciliador/mediador e sua relação com os envolvidos (ou agentes) na conciliação e na mediação e as técnicas para estimular advogados a atuarem de forma eficiente com a metodologia. Outro ponto a ser analisado é como contornar as dificuldades: situações de desequilíbrio, descontrole emocional, embriaguez, desrespeito.

Os participantes terão a oportunidade, também, de conhecer aspectos da ética de conciliadores e mediadores; funções, postura, atribuições, limites de atuação do terceiro facilitador; a área de abrangência, funcionamento e composição do Nupemec e dos Cejuscs, entre outros.

Fazem parte, como ministrantes do curso, os diretores adjuntos do Nupemec, juízes Antônio Carneiro de Paiva Júnior (titular da 4ª Vara da Fazenda Pública), Bruno Azevedo (titular da Vara de Sucessões de Campina Grande) e Fábio Leandro (titular da 17ª Vara Cível de João Pessoa).

Também participam a mediadora judicial e instrutora do Nupemec, Janecleide Lázaro Oliveira (conciliadora do 2º Grau), o técnico judiciário Jesiel Rodrigues da Rocha (Cejusc de Guarabira) e o analista judiciário Marlon Roberto Guimarães (Cejusc Sapé), especialistas em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos do Unipê/JP e instrutores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Por Clélia Toscano

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611