Conteúdo Principal
Publicado em: 18/10/2022 - 09h57 Atualizado em: 18/10/2022 - 18h34 Comarca: João Pessoa Tags: GEVID, Outubro Rosa, prevenção ao câncer de mama

Outubro Rosa: Gerência de Qualidade de Vida do TJPB intensifica ações de prevenção ao câncer de mama

A Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), que faz parte da Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça da Paraíba, tem um histórico de engajamento de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Durante o “Outubro Rosa”, as ações no Poder Judiciário estadual voltadas a esse segmento da saúde se intensificam, com o objetivo de alcançar o maior número possível de servidoras e magistradas do TJPB. Neste período, a Gerência promove várias ações para dar visibilidade à temática, como a iluminação de unidades da Justiça no tom rosa, elaboração e divulgação de vídeos e cartilhas no site oficial do TJ/Paraíba (www.tjpb.jus.br).

“Também realizamos oficinas e palestras a respeito da prevenção ao câncer de mama, em parceria com instituições de Saúde e com a Associação das Esposas dos Magistrados e das Magistradas da Paraíba (Aemp)”, informou a gerente (em substituição) da Gevid,  Daniela Menezes, que é analista judiciária do TJPB e assistente social. Ela lembrou que o Outubro Rosa tem o foco em divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. 

A médica e supervisora da Gevid-TJPB, Vânia Carmem Lisboa, disse que o câncer de mama é um tema de grande importância a ser discutido, sendo responsável por grande mortalidade feminina. “A doença maligna é o crescimento ou multiplicação celular de forma desordenada e agressiva no corpo da pessoa acometida. Existem fatores internos e externos, que predispõe uma mulher ao acometimento do câncer de mama”, explicou.

Ela informou que o fator de predisposição genético é comprovado cientificamente, mas não representa o de maior proporção. Entretanto, uma mulher com histórico familiar (mãe, avô) de câncer de mama, deve permanecer atenta com relação a esse acometimento. “Entre os fatores externos, consideramos relevantes para o aumento na predisposição do câncer de mama, o mal hábito alimentar, o sedentarismo, o fumo, o álcool exacerbado, a obesidade”, pontou a médica. “Por isso, cuidar do nosso bem-estar, com bons hábitos de vida e melhor qualidade, já nos deixa mais protegidas contra essa doença”, afirmou Carmem Lisboa. 

Além disso, de acordo as orientações médicas, a prevenção deve ser realizada por todas as mulheres com o autoexame mensal. As mulheres com ciclos menstruais ativos, o autoexame deve ser revisado no final deste, mensalmente.

Para as mulheres menopausadas, o autoexame deve ser feito em um dia no mês. Para mulheres com idade a partir de 40 anos, o exame anual de mamografia e a ultrassonografia mamária devem ser rotina. Aquelas com idade menor que 40 anos, a rotina para a prevenção será a ultrassonografia mamária anual. “Se uma mulher detectar um nódulo com características sugestivas de malignidade, será realizada a punção por agulha fina para biópsia e exame anatomopatológico. A partir daí, será instituída a conduta médica, caso haja positividade no exame histopatológico”, detalhou Carmem Lisboa.

Números – Conforme os números do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco calculado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. O Instituto ainda revelou que o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611