Conteúdo Principal
Publicado em: 14/10/2019 - 14h26 Atualizado em: 14/10/2019 - 14h44 Tags: Outubro Rosa

Outubro Rosa: palestras e apresentações culturais marcam campanha de conscientização em Fóruns

As comarcas de João Pessoa e Campina Grande vão receber, nesta semana, o evento “A Justiça também é rosa”, promovido pela Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp) com apoio da Gerência de Qualidade de Vida do TJPB. A iniciativa é alusiva ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, e contará com palestras e atrações culturais.

Na Capital, o evento será nesta quarta-feira (16), às 17h30, no Fórum Cível. Dentre as atrações, estão uma palestra ministrada pela mastologista Joana Marisa de Barros, que é responsável pela clínica ‘Livre – Centro de Atenção à Mama’, referência na luta contra o câncer de mama na Paraíba, e uma participação especial do humorista Jessier Quirino. Os ingressos já podem ser adquiridos na sede da Aemp, nas gerências dos Fóruns Cível e Criminal de João Pessoa e na Gerência de Qualidade de Vida, no valor de R$ 25,00. 

Em Campina Grande, a programação será na próxima sexta-feira (18), a partir das 11h, no Fórum Affonso Campos. Além da apresentação da Orquestra Filarmônica da cidade, a iniciativa terá uma palestra da mastologista Cristiane Araújo, que vai abordar a prevenção ao câncer, dentre eles o de mama. Os ingressos custam R$ 15,00 e estão à venda na diretoria da unidade judiciária. “Durante a palestra, também vou tratar dos fatores de risco relacionados ao câncer”, destacou a mastologista. 

Segundo a presidente da Aemp, Solange Guedes da Franca, toda a renda obtida com o evento será doada ao Hospital Napoleão Laureano, responsável pelo tratamento de câncer na Paraíba, e à ONG Amigos do Peito. “A campanha ‘A Justiça também é rosa’ é muito importante para a Associação, pois estamos lutando em favor das pessoas com vulnerabilidade social. Por isso, além de despertar para a conscientização das mulheres em torno da prevenção, também vamos ajudar através da doação da renda dos ingressos vendidos”, afirmou. 

Ações itinerantes – No próximo dia 29, os servidores e jurisdicionados do Fórum Desembargador Júlio Aurélio M. Coutinho, em Cabedelo, receberão as atividades relativas ao Outubro Rosa. Proporcionadas pelo Projeto Qualidade de Vida em Ação Itinerante, do TJPB, e a equipe Viver Melhor Unimed Paraíba, as ações envolvem serviços gratuitos como teste de glicemia, aferição de pressão arterial, auriculoterapia e orientações de saúde, com entrega de panfletos, que serão ofertadas das 13h às 17h.

A partir das 14h, será promovida uma palestra, abordando a saúde da mulher. “É essencial  lembrarmos às mulheres acerca da importância do cuidado com a saúde e com a atualização dos exames. O Outubro Rosa é o momento ideal para esta conscientização”, destacou a gerente de Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça da Paraíba, Valéria Beltrão.

Por Celina Modesto / Ascom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611