Conteúdo Principal
Publicado em: 20/10/2008 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Pádua: “Breve afastamento do Presidente não provocou qualquer solução de continuidade nos trabalhos de todas as equipes do TJ-PB”



<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /?>

 


por Evandro da Nóbrega,


coordenador de Comunicação


Social do Judiciário paraibano


 


 


Ao agradecer as homenagens que recebeu dos desembargadores e dos servidores do Judiciário pelo transcurso de seu natalício, o desembargador-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Antônio de Pádua Lima Montenegro, revelou uma satisfação experimentada nas últimas semanas: apesar do breve e recém-concluído afastamento das atividades à frente da Presidência do TJ-PB, para tratamento de problemas de saúde, pôde verificar que toda a sua equipe prosseguiu trabalhando normalmente, sem qualquer solução de continuidade nos trabalhos da Corte de Justiça.


 


Segundo expressou o magistrado, os trabalhos em todos os setores do Tribunal de Justiça — Mesa Diretora, Tribunal Pleno, Secretarias, Coordenadorias, Assessorias e demais áreas — continuaram a ser desenvolvidos de forma normal e produtiva, neste curto interregno que se iniciou em 12 de setembro próximo passado, terminando em inícios de outubro.


 


PROBLEMAS DE COLUNA


Naquele 12 de setembro, o desembargador-presidente, conforme explicou em seu pronunciamento, teve que entrar em licença para tratamento de saúde, em virtude de pequenos problemas de coluna e a necessidade de realizar exercícios de fisioterapia.


 


Tendo melhorado desses incômodos, encerrou seu período de licença, retornando à Presidência do TJ-PB, “mesmo porque não desejava sobrecarregar o vice-presidente da Corte, o desembargador Genésio Gomes Pereira Filho, que assumiu provisoriamente o comando do Tribunal”.


 


SACRIFÍCIO & BENEFÍCIO


Uma das provas de que suas equipes de auxiliares diretos e demais servidores continuaram a trabalhar no mesmo ritmo, com seriedade, disciplina, espírito de coesão, produtividade, amor ao Judiciário e lealdade: a entrega, em tempo hábil para a inauguração a 15 de outubro (data comemorativa da instalação oficial do TJ-PB), das obras de recuperação e modernização do Anexo Administrativo do Palácio da Justiça.


 


— Durante a realização dessas obras — disse ainda o desembargador-presidente — ficou evidente meu sofrimento, minha angústia para que os trabalhos se encerrassem na data prevista. Mas não recuei de mais esta provação em minha trajetória de magistrado, sempre cônscio de que “sem sacrifício não há benefício”.


 


CORRESPONDER À CONFIANÇA


Homenageado a partir das 17 h desta segunda-feira, 20 de outubro, no Salão Nobre do Palácio da Justiça, por motivo de seu aniversário, ocorrido no sábado, 18, o desembargador Pádua foi saudado pelo desembargador Jorge Ribeiro Nóbrega (em nome do Tribunal Pleno) e, em nome dos servidores, pelo juiz-auxiliar da Presidência do TJ-PB, Dr. Marcos Aurélio Jatobá Filho. [O discurso do Dr. Jatobá se encontra noutra notícia deste mesmo Portal Institucional do Judiciário paraibano].


 


O desembargador Pádua, no pequeno discurso de agradecimento, disse estar bem de saúde, agora, e que não via a hora de reassumir o comando do Judiciário: “Gosto de estar aqui e este é o meu lugar, porque antes de tudo sou um magistrado e tenho que corresponder à confiança em mim depositada por meus colegas de Tribunal Pleno, os quais me escolheram como Presidente da Corte de Justiça”.


 


DESEMBARGADOR JORGE RIBEIRO


Quem falou em nome do Tribunal Pleno, durante essas homenagens, foi o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Jorge Ribeiro Nóbrega. Este magistrado disse da satisfação dos demais integrantes do TJ-PB por verem o desembargador-presidente Antônio de Pádua retornar à Presidência com redobrado vigor, depois de breve ausência para tratamento de pequenos problemas de saúde.


 


Ressaltou ainda o desembargador Jorge Ribeiro Nóbrega o clima de entendimento e de cordialidade existente entre todos os desembargadores que compõem a mais alta Corte de Justiça estadual, sob o comando do atual chefe do Poder Judiciário da Paraíba.


 


CAPACIDADE ADMINISTRATIVA


O desembargador Jorge foi escolhido para represenstar os demais desembargadores, como orador, tendo em vista o fato de sua amizade com o desembargador Pádua datar dos tempos de colégio e, depois, dos bancos acadêmicos e do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito. Como presidente do DA, o hoje desembargador Pádua já demonstrava sua capacidade de gestão administrativa.


 


Na oração, o desembargador Jorge relembrou acontecimentos que geraram a admiração que passou a ter, permanentemente, pelo atual chefe do Poder Judiciário no Estado, em especial  pela pessoa desembargador Antônio de Pádua durante sua carreira acadêmica, inclusive enquanto presidente de diretório acadêmico onde primariamente expôs sua capacidade de gestão administrativa.


 


CUIDAR MAIS DA SAÚDE


Em nome dos servidores, as filhas do desembargador Pádua, as Dras. Maria Dulcis e Maria Clemens, se encarregaram de lhe entregar uma lembrança, à guisa de presente de aniversário.


 


Em seguida, e emocionadas, elas lhe pediram um “favor”: que se preocupe mais com sua própria saúde, vez que, até agora, tem cuidado mais dos interesses do Judiciário. E avisaram: “Estamos fiscalizando, papai!”


 


DE BOA VONTADE


Pedindo desculpas aos colegas desembargadores e aos servidores sobre eventuais falhas em sua Administração, o desembargador Pádua reafirmou, no entanto, que ninguém desconhece estar ele coberto de boa vontade para enfrentar os problemas do Judiciário, “que amo de todo o coração”, fazendo progredir o trabalho da Justiça em todo o Estado, não obstante as naturais limitações humanas. Para ele, “é uma prerrogativa que Deus nos deu, esta, a de distribuir justiça, esforçando-nos ao máximo para acertar”. E este trabalho de ministrar justiça é tanto mais efetivo quando se dá num ambiente de fraternal entendimento entre os magistrados e entre os servidores do Judiciário.


 


Ainda ao agradecer as manifestações dos desembargadores e dos servidores, o desembargador-presidente disse não ser muito afeito a comemorações deste jaez, não as podendo recusar, no entanto, em razão do cargo que exerce. Afirmou também que já começa a se sentir realizado, como presidente do TJ-PB, especialmente após a inauguração do renovado Anexo Administrativo e de outras obras e demais iniciativas de sua gestão. O desembargador Pádua deverá se aposentar do TJ-PB em 18 de outubro de 2009, depois de uma vida inteira dedicada à Magistratura.


 





ALGUMAS PRESENÇAS


Não será possível citar todos os presentes a essas homenagens prestadas ao desembargador Pádua. Mas aqui vai uma pequena amostra:


 



  • desembargadores Genésio Gomes Pereira Filho (vice-presidente do TJ-PB), Antonio Carlos Coêlho da Franca (Diretor da ESMA), Saulo Henriques de Sá de Benevides, Márcio Murilo da Cunha Ramos (vice-Diretor da ESMA), Marcos Cavalcanti de Albuquerque, Leôncio Teixeira Câmara, Joás de Brito Pereira Filho, José Di Lorenzo Serpa, Maria das Neves do Egito de Araújo, Jorge Ribeiro Nóbrega (vice-presidente do TRE-PB) e Arnóbio Alves Teodósio;


  • as presidente e vice-presidente da AEMP (Associação das Esposas de Magistrados e das Magistradas da Paraíba), respectivamente as Dras. Maria do Socorro Brasileiro Lima Montenegro e Rozane Gomes;


  • juízes convocados Miguel de Britto Lyra, Fábio Leandro, Renata Câmara Pires Belmont, Alexandre Targino, Carlos Neves da Franca Neto e José Aurélio da Cruz;


  • os juízes-diretores de Fóruns, Drs. Herbert Lisboa (Fórum Cível da Comarca da Capital), Carlos Martins Beltrão Filho (Fórum Criminal); Antônio Reginaldo Nunes (da Comarca de Campina Grande); e Bruno Azevedo (da Comarca de Guarabira e da ESMA), além do juiz de Direito Carlos Antônio Sarmento, membro efetivo do TRE-PB;

  • Magistrados, secretários, coordenadores, assessores, técnicos e outros altos servidores do Tribunal de Justiça. 


A cobertura deste evento ficou a cargo das jornalistas Gabriella Guedes e Clélia Toscano, da Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano, além do próprio coordenador.


 


 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611