Pádua recebe visita do presidente do COPEDEM, cujo XII Encontro Nacional inicia-se nesta quinta-feira em João Pessoa
<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /?>
por Evandro da Nóbrega,
coordenador de Comunicação Social do Judiciário paraibano
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro, recebeu, no final da tarde desta quarta-feira, 26 de março, <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /?>em seu Gabinete de Despachos, a visita de cortesia do presidente do COPEDEM (Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais de Magistratura), desembargador Carlos Augusto Guimarães e Souza, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Durante o encontro, o desembargador Carlos Augusto aproveitou a oportunidade para agradecer ao desembargador-presidente Antônio de Pádua o apoio que vem recebendo do Judiciário paraibano para a realização do XII Encontro Nacional do COPEDEM.
DESTA QUINTA AO SÁBADO
Este encontro inicia-se nesta quinta-feira, 27 de março, e se estenderá até o sábado, 29 do corrente, no Auditório ¿Desembargador Sebastião Sinval Fernandes¿, da ESMA (Escola Superior da Magistratura).
A ESMA situa-se no prédio do Complexo Judiciário do Altiplano do Cabo Branco. A abertura do XII Encontro Nacional do COPEDEM, no entanto, ocorrerá a Bela Casa Recepções, a partir das 19h30, com uma saudação aos participantes feita pelo diretor da Escola Superior da Magistratura ¿Desembargador Almir Carneiro da Fonseca¿, do TJ-PB, desembargador Antonio Carlos Coêlho da Franca.
Falará em seguida o presidente do COPEDEM, desembargador Carlos Augusto Guimarães e Souza.
PÁDUA FOI DIRETOR DA ESMA
De acordo com o relato da jornalista Clélia Toscano ¿ que cobriu a visita do desembargador paulista Carlos Augusto Guimarães e Souza ao presidente do TJ-PB para a Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano ¿, a visita de cortesia do presidente do COPEDEM serviu também para que o desembargador-presidente Antônio de Pádua Lima Montenegro aproveitasse a longa conversa que manteve com o visitante para lhe relatar algo de sua experiência quando também foi diretor da ESMA.
Depois de dirigir a Escola Superior da Magistratura da Paraíba e chegando à Presidência do TJ-PB, o desembargador Antônio de Pádua passou de imediato a tentar dar nova feição e nova orientação à ESMA, que, hoje, de fato, se encontra consolidada como um estabelecimento de Ensino Superior de alto nível e de ampla aceitação na Comunidade paraibana, sendo até mesma respeitada nos maiores centros de ensino e aperfeiçoamento de magistrados do País.
IMPORTANTES PARCERIAS
Para isto, o desembargador-presidente Antônio de Pádua buscou inclusive firmar importantes parcerias, com vistas a promover maior integração entre o Poder Judiciário e a comunidade. Em suas metas sempre esteve, entre muitas outras, a descoberta de novas e relevantes vocações para a Magistratura estadual.
Do encontro do presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais de Magistratura com o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, participaram ainda o presidente do TRE-PB (Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba) e ex-diretor da ESMA, desembargador Nilo Luís Ramalho Vieira, e os dois juízes auxiliares da Presidência da Corte de Justiça, os Drs. Carlos Antônio Sarmento e Marcos Jatobá Filho.
XII ENCONTRO DO COPEDEM
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro, está convidando o público interessado para mais um evento que o Poder Judiciário do Estado estará sediando, a partir desta quinta-feira, 27 de março, e por intermédio da ESMA (Escola Superior da Magistratura "Desembargador Almir Carneiro da Fonseca"): justamente o XII Encontro Nacional do COPEDEM (Conselho Permanente de Diretores de Escolas Estaduais de Magistratura).
Conforme explica o diretor da ESMA, desembargador Antonio Carlos Coêlho da Franca, a solenidade de abertura ocorrerá no dia 27 do corrente mês de março, às 19h30, na Bela Casa Recepções.
HONRA AO MÉRITO
De acordo com informações prestadas pela coordenadora administrativa da ESMA, professora Ângela Bezerra de Castro, os trabalhos terão prosseguimento com a entrega da Medalha de Honra ao Mérito "Ministro Domingos Franciulli Neto" aos desembargadores Antônio de Pádua Lima Montenegro, chefe do Poder Judiciário paraibano; Almir Carneiro da Fonseca, que dá nome à ESMA; e Miguel Levino de Oliveira Ramos, desembargador aposentado que continua lecionando na Escola Superior da Magistratura do TJ-PB.
A solenidade de abertura se encerrará com o pronunciamento do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro.
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
De acordo com o que informa o jornalista Lenilson Guedes, integrante da Coordenadoria de Comunicação Social do Poder Judiciário da Paraíba, no dia seguinte (28 de março), os trabalhos serão retomados, a partir das 9h, com uma conferência do Dr. Roberto Eiras Messina, intitulada "Previdência Complementar Fechada".
Ainda no período da manhã haverá a leitura e aprovação do regimento interno do COPEDEM. Toda a programação do dia 28 será realizada no Auditório "Desembargador Sebastião Sinval Fernandes", no Complexo Judiciário do Altiplano do Cabo Branco, que sedia, além das dependências da ESMA, também os setores constitutivos da Corregedoria-Geral de Justiça.
RESOLUÇÕES & INSTRUÇÕES
Já na parte da tarde, a partir das 14h30, os participantes discutirão a Resolução n°. 1 e a Instrução Normativa n°. 1 da ENFAM (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados).
Em seguida, os participantes vão passar a debater a Resolução n°. 2 e a Instrução Normativa n°. 2 da ENFAM.
Após os debates, haverá o pronunciamento, às 17h, do Dr. Antônio Carlos Negrão, da FEBRABAN/FGV.
A programação do evento se encerra às 18h, da sexta-feira (28 de março). Mas, no sábado, os participantes do XII Encontro ainda terão programações culturais e turísticas a cumprir em João Pessoa.
UM FOLDER ESPECIAL
Para assinalar esta reunião nacional em João Pessoa, a Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano, por solicitação da Presidência do TJ-PB e da diretoria da ESMA, elaborou um belo folder colorido e bem ilustrado, com textos sobre a Capital paraibana e sobre a própria Escola Superior da Magistratura.
Este folder, contendo igualmente toda a programação do XII Encontro Nacional do COPEDEM, foi apresentado aos desembargadores e juízes convocados do Tribunal Pleno, durante a sessão deste Colegiado, na quarta-feira, 26 de março.