Palestra de Adhailton Lacet sobre violência contra jovens é destacada pela Abraminj
A Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj) destacou, em seu portal, a iniciativa do juiz Adhailton Lacet Porto, coordenador da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba, de realizar palestra na UFPB sobre a violência contra a juventude. A Abraminj tem apoiado o compartilhamento de discussões e experiências que possam contribuir com trabalhos desenvolvidos nessa área.
Na palestra que ocorrerá, nesta quarta-feira (23), durante o “II Seminário Protagonismo Juvenil: Violência, Direitos Humanos e Políticas Públicas”, Adhailton Lacet fará uma análise de todo tipo de violência praticada contra a juventude, não só a física como, também, a psicológica e, até mesmo, aquela que tenha como resultado a própria violação dos direitos infantojuvenis. O seminário enfocará, ainda, aspectos da etiologia da violência extrema, que tem como consequência a formação de jovens violentos.
De acordo com o Unicef, a violência contra adolescentes nas comunidades e nas ruas é um fenômeno tipicamente urbano e fortemente determinado pelas desigualdades sociais e econômicas nesses espaços. Caracterizada, em sua maioria, pelos assassinatos por armas de fogo, acidentes de trânsito e exploração sexual, a violência, em espaços urbanos, tem aumentado no Brasil e no mundo.
Para Adhailton Lacet Porto, o enfrentamento dessa violência passa, inicialmente, por amplo debate. Ele explicou que o seminário faz parte do Projeto de Extensão do Curso de Gestão Pública, da Universidade Federal da Paraíba, intitulado “Protagonismo Juvenil: Uma Aventura Cidadã II”.
Por Gilberto Lopes




