Planejamento Estratégico do TJPB prevê implantação do projeto “Reestruturação de Unidades Judiciárias”
Um diagnóstico das unidades já foi realizado
O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) está desenvolvendo o projeto “Reestruturação de Unidades Judiciárias” com o objetivo de elaborar atos normativos que definirão os critérios de criação, instalação, transformação e extinção de unidades já existentes. Para isso, serão observados os indicadores sociodemográficos, geográficos, de demanda processual, e os aspectos históricos e políticos, entre outros.
O projeto faz parte das ações do Planejamento Estratégico da Corte de Justiça, tem como gestor o juiz Onaldo Rocha de Queiroga e como coordenadora, a gerente do Setor de Pesquisa e Estatística do TJPB, Renata Grigório.
De acordo com a coordenadora do projeto, a primeira etapa para a reestruturação das unidades judiciárias foi a realização de um diagnóstico das unidades e as suas necessidades, baseado em indicadores processuais e sociodemográficos. O segundo passo destas ações foi o estudo de outros atos normativos.
Renata Grigório afirmou que as duas próximas etapas do projeto caminharão juntas. “Essa fase já teve início e, por meio dela, serão testados e simulados esses atos normativos na direção de se chegar a novos modelos normativos, para posterior validação”, finalizou a coordenadora.
Por Gecom com – Laíse Santos (estagiária)



