Conteúdo Principal
Publicado em: 18/02/2020 - 18h07 Atualizado em: 18/02/2020 - 18h51 Tags: Sustentabilidade, Plano de Logística Sustentável

Plano de Logística Sustentável do TJPB busca ações ecológicas e econômicas para todo o ano

O Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal de Justiça da Paraíba foi apresentado na tarde desta terça-feira (18) ao gestor do Judiciário estadual, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos. A partir do mês de março, a Administração do TJ começará a gerar relatórios, observando aspectos relacionados ao consumo de papel, descartáveis, água engarrafada, energia elétrica, água e esgoto, combustível, entre outros. O Plano também visa implementar uma melhor gestão de resíduos, qualidade de vida no ambiente e trabalho, serviços de telefonia, higiene, limpeza, contratos, aquisições sustentáveis, além de capacitar servidores e magistrados em educação socioambiental.

Presidente Márcio Murilo

De acordo com o presidente do TJPB, desembargador Márcio Murilo, as ações ecológicas previstas se reverterão em economia. “Precisamos colaborar com o planeta como um todo e elaboramos este plano, que promoverá, inclusive, economia de energia, água e outros. Vamos fazer um acompanhamento minucioso, substituir todas as lâmpadas fluorescentes por LED, buscando um maior controle. Temos um passo a passo de ações e iremos acompanhar as metas mensalmente para que consigamos bons resultados no âmbito nacional”, afirmou.

O documento foi elaborado pelo Núcleo de Gestão Socioambiental do TJ, coordenado pela gerente de Pesquisas Estatísticas, Renata Grigório, que fez a apresentação do documento e fará o monitoramento permanente dos indicadores e metas referentes aos objetivos previstos no PLS, disponibilizando os resultados, previamente, à Comissão Gestora.

“As ações serão implementadas junto às Diretorias que estão à frente do controle desses índices. Por exemplo, a Diretoria Administrativa, que é responsável pela água e energia, foi acionada e colaborou com a construção das metas do Plano nesta área. Tudo isso consta na Resolução 201 do Conselho Nacional de Justiça, que trata do Plano de Logística Sustentável do Judiciário”, esclareceu a gerente.

O PLS 2020 será desdobrado em objetivos e iniciativas. Conforme o Plano, o titular das unidades organizacionais destacadas em cada objetivo será responsável pela apuração dos indicadores, e deverá encaminhar ao Núcleo Socioambiental, até o dia 10 de cada mês, as informações referentes ao mês anterior. 

O Plano prevê a análise das iniciativas e indicadores até o final do ano. “Queremos construí-lo de forma perene para que os próximos gestores possam utilizar os painéis, dando continuidade ao trabalho”, acrescentou o juiz auxiliar da Presidência, Meales Melo.

O Plano e o painel de acompanhamento estão disponíveis no Portal do Tribunal, no endereço eletrônico https://www.tjpb.jus.br/sustentabilidade. Também é possível acessá-lo na página principal do TJ, clicando em “Administração” e “Iniciativas Institucionais – Sustentabilidade”.

Também participaram da reunião, a gerente de Projetos, Caroline Leal, e os servidores que integram o Núcleo, Mário Heitor Medeiros dos Santos e Hermano José Wanderley Xavier.

Por Gabriela Parente / Gecom - TJPB




 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611