Conteúdo Principal
Publicado em: 17/02/2021 - 17h05 Tags: voto de pesar, Senador José Maranhão

Pleno do TJPB aprova voto de pesar pelo falecimento do senador José Maranhão

Na abertura dos trabalhos da segunda sessão ordinária judicial do Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), na tarde desta quarta-feira (17), o colegiado aprovou, por unanimidade, voto de profundo pesar pelo falecimento do senador José Targino Maranhão, ocorrido no último dia 8 de fevereiro. O parlamentar era casado com a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti e tinha 87 anos de idade. Ele faleceu na cidade de São Paulo, em decorrência de complicações da Covid-19.

O autor do voto de pesar foi o corregedor-geral de Justiça, desembargador Fred Coutinho, para quem o senador Maranhão era um homem com uma visão muito larga do mundo e que deixará uma lacuna na vida política e pública, não só da Paraíba, como do país também. “Maranhão tinha uma forma peculiar de ser e deixou os seus ensinamentos para as futuras gerações”, disse o corregedor.

A sessão foi conduzida pelo Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides. Ele destacou, em sua fala, que o senador José Maranhão deixa um legado de dignidade e honradez, bem como que era um homem do diálogo. "Essa foi a sua grande marca, seja como governador ou como parlamentar”, ressaltou o Presidente do Judiciário estadual, acrescentando que a Paraíba perdeu muito com o falecimento do senador, que também foi governador, vice-governador, deputado estadual e federal. "Eu quero transmitir à desembargadora Fátima e a todos os familiares o nosso apoio, o nosso afeto neste momento difícil", afirmou.

Para o desembargador José Ricardo Porto, com a morte do senador José Maranhão a Paraíba fecha um ciclo de homens públicos da maior envergadura. Em sua fala, o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque destacou a figura humana, popular e o homem do povo que foi José Maranhão. “Ele deixou expressões que a Paraíba jamais esquecerá, bem como deixou inúmeras obras em todo o Estado”, enfatizou.

Em seguida, o desembargador Ricardo Vital de Almeida disse que o senador José Maranhão era uma figura diferenciada. Já o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho ao se referir as qualidades de Maranhão, enfatizou que o parlamentar era um homem maduro e equilibrado, bem como uma pessoa serena e um grande conciliador. 

O representante do Ministério Público estadual, procurador de Justiça Doriel Veloso Gouveia, disse que falar de José Maranhão e de suas qualidades é falar de um homem que ensinou em sua vida a fazer política, com uma fidelidade ímpar a um quadro partidário que sempre foi a sua casa, o MDB. “Ficou na memória dos paraibanos sua trajetória de lutas exercida com sabedoria”, falou o procurador.

Por Marcus Vinícius/Gecom/TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611