Poder Judiciário da Paraíba participa do XV Encontro do Consepre em Florianópolis
O Poder Judiciário da Paraíba está participando do XV Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), evento que ocorre em Florianópolis, Santa Catarina.
A cerimônia de abertura ocorreu na noite de quarta-feira (26), na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A solenidade foi conduzida pelo presidente do Consepre e do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, e contou com a presença dos presidentes dos Tribunais de Justiça estaduais e dos Tribunais de Justiça militares. Também prestigiaram o evento o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin, e o vice-presidente da Corte, ministro Luis Felipe Salomão.
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, acompanhado de juízes auxiliares, participa do evento e destaca a relevância da troca de experiências entre os tribunais de todo o país. “Encontros como este são fundamentais para o aprimoramento do Poder Judiciário. É nesse ambiente de troca de experiências e debates que surgem ideias inovadoras, que podem ser colocadas em prática para tornar a Justiça mais acessível ao cidadão, agilizar os processos e garantir uma prestação jurisdicional cada vez mais eficiente e humanizada”, afirmou.
O encontro de presidentes de tribunais tem como principal objetivo discutir temas de interesse comum e alinhar pautas importantes para o Judiciário brasileiro.
Nesta quinta-feira, o evento foi retomado com um encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso. O ministro corregedor nacional de Justiça, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, também está participando do encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil.
O Consepre foi criado em 5 de novembro de 2021, resultante da fusão entre o Conselho de Tribunais de Justiça e o Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça. O órgão tem a missão de consolidar uma linha de entendimento nacional sobre a reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos Tribunais de Justiça do país.
Por José Vieira Neto