Poder Judiciário do Estado e Justiça Eleitoral se unem para ampliar serviço de cadastramento biométrico
O evento foi realizado na tarde desta segunda-feira (22), no Salão Nobre do Tribunal de Justiça, e contou com a presença do vice-governador da Estado, Rômulo Gouveia, que, na ocasião, representou o chefe do Poder Executivo estadual, Ricardo Coutinho.
O Termo Técnico visa ampliar os locais de atendimento ao eleitor para a realização do cadastramento biométrico, que agora vai contar com o apoio do Poder Judiciário Estadual.
A presidente Fátima Bezerra disse que o Poder Judiciário está colaborando com a Justiça Eleitoral no que diz respeito ao serviço de cadastramento biométrico. “Queremos colaborar com a Justiça Eleitoral aqui, na Paraíba. E nesse sentido, vamos trabalhar para que o serviço chegue a todos os recantos do Estado”, garantiu.
Já o presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti ressaltou a parceira com o Tribunal de Justiça o que vai, segundo ele, permitir a execução de ações conjuntas para a realização do cadastramento biométrico de eleitores. “Essa é a primeira parceria que o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba faz, no sentido de ampliar os postos de atendimento para o cadastramento biométrico”, revelou.
A votação com a utilização de urnas biométricas vai contribuir para a realização de um processo eleitoral seguro, porque visa excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra, tornando impraticável a fraude no procedimento de votação, conforme afirmou o desembargador Marcos Cavalcanti. “Com esse sistema, que permite a identificação do eleitor a partir da impressão digital, o processo eleitoral se aperfeiçoa no sentido de evitar fraudes. É mais uma peneira”, comentou.
O serviço será disponibilizado inicialmente nos Fóruns Cível e Criminal da Capital, na sede do Poder Judiciário e no Fórum Afonso Campos, em Campina Grande. A instalação das urnas biométricas nas unidades da Justiça vai possibilitar o recadastramento de desembargadores, juízes, defensores públicos, promotores, jurisdicionados e serventuários do Poder Judiciário estadual.
Gecom – Valter Nogueira




