Conteúdo Principal
Publicado em: 16/01/2013 - 17h41 Atualizado em: 10/04/2013 - 13h27

Presidente do TJ anuncia rede de alta velocidade para maior agilidade e ampliação do processo eletrônico

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, reuniu a equipe de Tecnologia da Informação, juízes-auxiliares e algumas diretorias para anunciar as ultimas metas à frente do Poder Judiciário Paraibano.
Uma delas, que ele considerou das mais importantes, é a ampliação da velocidade da rede de internet de 2 para 350 Megas, que, além de integrar todos os fóruns da Capital às comarcas da Região Metropolitana de João Pessoa, dará uma maior agilidade aos processos e representará uma economia de R$ 1 milhão em apenas cinco anos.
O presidente explicou que a rede de alta velocidade, quando totalmente instalada no interior, irá propiciar a expansão do Processo Judicial Eletrônico (PJe), para todas as unidades judiciárias no Estado.
“Atualmente, somente o Juizado Especial Cível de Mangabeira adota o PJe e com essa nova realidade chegará à Vara da Violência Doméstica contra a Mulher em Campina Grande.
O desembargador garantiu que a rede já estará em funcionamento nos fóruns da Capital esta semana e, no mais tardar, no dia 28, será a vez de Campina Grande. “Com a instalação da rede, haverá uma integração instantânea entre as unidades judiciárias da região.
No encontro, o Comitê Diretor de Tecnologia da Informação (TI) apresentou um resumo das atividades do trimestre, em termos de metas programadas e alcançadas. O presidente anunciou, ainda, a instalação do sistema wi-fi no Fórum Cível da Capital, Anexo Administrativo, TJ, Corregedoria-Geral de Justiça, Escola Superior da Magistratura (Esma) e nas comarcas de Itabaiana, Sousa, Patos, Cajazeiras, Guarabira, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita e Campina Grande.
Uma outra iniciativa da atual gestão vai beneficiar todos os oficiais de Justiça na ativa e que cumprem mandados judiciais. O tribunal vai disponibilizar um aparelho PDAs (Personal Digital Assistente), para uso como GPS. O equipamento foi doado pelo IBGE e deverá auxiliar o oficial na localização de imóveis nas suas tarefas nos bairros.
O desembargador Abraham Lincoln anunciou a nomeação de mais 30 servidores para a área de Tecnologia da Informação e a aquisição de veículos utilitários Doblôs para atender cada uma das comarcas que integram as circunscrições, e possuem Núcleos de Tecnologia.
O diretor de TI do Tribunal de Justiça da Paraíba, José Augusto Neto apresentou um balanço das atividades do setor, que, no inicio da atual gestão, apresentava 13 pendências junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que foram cumpridas, faltando apenas a adequação dos contratos de TI.


Da Gecom/PB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711