Presidente do TJ participa de lançamento do Censo Demográfico IBGE-2020 na Paraíba
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, participou do lançamento oficial do Censo Demográfico 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (19), no Palácio da Redenção, com a presença do governador do Estado, João Azevedo, e de várias autoridades e parlamentares estaduais. Em seguida, também foi realizada a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo em âmbito estadual, e referente ao Município de João Pessoa.
“É por meio desse grande levantamento nacional que será possível conhecermos, de forma mais detalhada, o perfil atual da população brasileira, sobretudo, dos cidadãos paraibanos e suas prioridades”, comentou Márcio Murilo.
Para o governador do Estado, o Censo Demográfico traz a possibilidade do conhecimento real do Brasil de 2020 e dados para permitir o planejamento de políticas públicas. “É impossível implementar políticas públicas sem estatísticas das áreas em que vivemos e das pessoas que moram nesses lugares. O Censo tem a função primeira de trazer essas informações”, disse João Azevedo.
Números - O chefe da Unidade Estadual do IBGE na Paraíba, Roberto Salgado, informou que as atividades da pesquisa de campo ocorrerão entre os meses de agosto e outubro do próximo ano. Ao longo desses três meses, em torno de 200 mil pessoas estarão trabalhando nessa atividade, visando recensear mais de 211 milhões de habitantes, por meio da visita a aproximadamente 71 milhões de endereços, em 5.570 municípios. “Na Paraíba, o recenseamento será realizado em cerca de 1,1 milhão de domicílios nos 223 municípios do Estado, envolvendo o trabalho de mais de quatro mil pessoas para coleta de dados, supervisão e apoio técnico-administrativo”, adiantou Roberto Salgado.
Por Fernando Patriota / Ascom-TJPB












