Conteúdo Principal
Publicado em: 02/06/2014 - 12h32 Atualizado em: 02/06/2014 - 13h56

Presidente do TJPB abre curso de “Media Training” e afirma que imprensa paraibana é séria e responsável

Magistrados do Tribunal de Justiça da Paraíba e da Justiça Federal na Paraíba estão participando de curso para aprimorar a comunicação do Judiciário com a imprensa. O “Media Training” foi aberto na manhã desta segunda-feira (2) pela presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti. O curso nasceu de uma parceria entre a Escola Superior da Magistratura (Esma) e a Escola da Magistratura Federal (Esmafe) e vai até esta quarta-feira, na Esma.

Segundo a presidente do TJPB, a imprensa paraibana tem uma atuação responsável e participativa. “Nós, do Judiciário, precisamos da imprensa não só para divulgarmos nossas ações, mas também para conhecermos as ações de outros poderes, os anseios da sociedade e o que se passa em nossa cidade, no Estado e no mundo. É importante que nossos magistrados tenham o conhecimento sobre as técnicas e comportamento jornalísticos”, comentou.

A palestra inaugural do curso ficou por conta do desembargador federal da 5ª Região e diretor da Esmafe, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, e do juiz federal e diretor do do Foro da Justiça Federal do Ceará, Leonardo Resende, com introdução feita pelo juiz federal Bruno Teixeira. Os magistrados falaram sobre “Mídia e Judiciário”.

Marcelo Navarro lembrou que, durante muito tempo, os juízes eram orientados a não dar entrevistas, sob a pena de macular sua independência e imparcialidade. “Esse momento passou. É preciso não confundir o fato de o juiz ter que ser isento, com a necessidade que ele tem de ser um homem imerso na sociedade em que vive. O magistrado, hoje, tem que se expressar com limites, sem adiantar seu convencimento ou decisão que vai tomar”, destacou o desembargador.

Além do tema da palestra de abertura, dentro da programação do curso, os participantes vão receber conhecimentos sobre funcionamento da imprensa com peculiaridades; assessorias de imprensa oficiais; avaliação das entrevistas e visitas técnicas.

Para o juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa e coordenador dos cursos de magistrados da Esma, Marcos Salles, existe um interesse dos membros do Judiciário em melhorar essa comunicação com a imprensa e com o público. “Tanto que já estamos trabalhando na possibilidade de realizar este mesmo curso em outras comarcas de grande porte do interior do Estado”, adiantou. O Treinamento de Mídia busca capacitar pessoas a representarem sua instituição perante à opinião pública, bem como melhorar e estreitar o relacionamento com a imprensa.

O Media Training tem em sua equipe a diretora de Comunicação Institucional do TJPB, jornalista Marcela Sitônio; a coordenadora do Centro de Produção da Justiça Federal, Dione Tiago; Adriana Dutra, assessora de Comunicação da Justiça Federal; e Roberta Bastos, assessora-chefe de Comunicação Social do Conselho da Justiça Federal e bacharela em Relações Internacionais e em Comunicação Social e Jornalismo pela Universidade de Brasília, especialização em Linguística do Texto, pela UFRJ, e especialização em Comunicação e Marketing Institucional, pela Universidade Cândido Mendes (RJ). A equipe conta, ainda, com a participação dos jornalistas Josival Pereira, Cláudia Carvalho, Bruno Sakaue e Angélica Lúcio.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711