Conteúdo Principal
Publicado em: 14/08/2015 - 04h00 Atualizado em: 13/08/2015 - 20h11

Presidente do TJPB participará do 104º Encontro do Colégio de Presidentes em Curitiba

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti, vai participar, em Curitiba (PR), de 20 a 22 deste mês, do 104º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil. A solenidade oficial de abertura será no dia 20, às 19h, no Plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, no 12º andar. Em seguida o colegiado será recebido pelo governador do Estado do Paraná, Beto Richa, no Palácio Iguaçu – sede do Governo Estadual

Na sexta-feira, às 08h30, terá início dos trabalho com os Presidentes, cujo tema é “Reforma do Regimento Interno do Colégio Permanente dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil” e “Normatização da contribuição financeira dos TJs ao Colégio”.

Às 10h50, ocorrerá retomada dos trabalhos com os temas: Criação do Registro Civil Nacional – RCN – contida no Projeto de Lei 1775/2015, ora em curso na Câmara dos Deputados e “Ameaça à continuidade do serviço estatal extrajudicial de Registro Civil das Pessoas Naturais, diante da iniciativa do TSE de controlar a operacionalidade dos serviços afetos a tais serventias, que seriam completamente esvaziadas com a aprovação do PL 1775/2015.

O encontro terá seguimento no turno da tarde. Às 13h45, o colegiado fará uma visita à mostra do “Programa Justiça no Bairro” no Tribunal de Justiça do Paraná – Espaço Esplanada – térreo do anexo. Às 14h00 os presidentes voltam aos trabalhos para ouvir a palestra do ministro do Superior Tribunal Federal Luiz Edson Fachin.

Às 15h50 a discussão será em torno da “Desjudicialização das Execuções Fiscais e/ou supressão da competência delegada em relação às execuções fiscais da União e ações previdenciárias. E Política de Regularização Fundiária.

No sábado, às 08h30, os presidentes estarão reunidos para debater “Projeto de distribuição da força e trabalho e orçamento em tramitação no Conselho Nacional de Justiça e Sugestão para padronização mínima dos cargos, funções, atribuições e carreiras do pessoal efetivo dos TJs, pelo CNJ, Além da discussão das normas procedimentais do CNJ quanto às decisões monocráticas dos Conselheiros do CNJ, quando afetam todo o Poder Judiciário estadual e sua autonomia.

Ainda em pauta “Plantão do Segundo Grau (Pequenos e Médios Tribunais) e Projeto da nova LOMAN. Às 10h45 será haverá a aprovação da Carta de Curitiba

Por Kubitschek Pinheiro

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711