Presidente Fátima Bezerra e prefeita Tatiana Correia assumem compromisso para instalar a Comarca do Conde
A Comarca do Conde, a princípio, vai funcionar de forma provisória em um prédio da Prefeitura, até que o Tribunal de Justiça possa construir a sede definitiva da unidade judiciária. A presidente Fátima Bezerra e a prefeita Tariana Correia agendaram para a próxima terça-feira (09), pela manhã, visita ao prédio onde funcionará a Comarca.
A presidente Fátima Bezerra informou, durante a reunião, que para efetivar a instalação de uma Comarca em um Município é necessário que algumas providências sejam tomadas, de ambas as partes. “Vamos tomar todas a providências que nos cabe para a efetivação desse projeto. Por outro lado, a prefeitura, por exemplo, tem que construir uma cadeia pública, que é uma das exigências para a instalação de uma comarca em uma cidade”, explicou.
O potencial econômico e as belezas naturais da cidade do Conde, com destaque para o turismo, foram ressaltadas pela presidente durante a reunião. “Fico muito feliz em receber a prefeita Tatiana Correia e sua equipe de auxiliares, principalmente porque estamos tratando de um assunto comum. Ou seja, do interesse da Justiça e do Município. Aproveito a oportunidade para ressaltar a importância do Conde para a o nosso Estado, as belezas naturais do município, que hoje é referência nacional e internacional”, destacou.
A prefeita Tatiana Correia disse, ao término da reunião, que o encontro foi positivo já que o objetivo do assunto de pauta foi atingido, a partir do compromisso assumido por ela e pela presidente Fátima Bezerra de instalar nos próximos meses a Comarca do Conde. “A reunião foi muito positiva. A comarca do Conde será em breve uma realidade. Ou seja, a prefeita quer, a presidente quer e o povo precisa”, destacou.
A reunião contou com a participação do juiz auxiliar da Presidência, Onaldo Queiroga, e do diretor administrativo do Poder Judiciário, Otto Marcelo. Do lado da prefeitura, estavam presente ao encontro três auxiliares da Prefeitura: Marcos Souto Maior Filho, procurador do Município; Saulo Barreto, chefe de Cerimonial; e o advogado Aluízio Régis Filho.O juiz Onaldo Queiroga revelou que a Comarca do Conde já foi criada, em 2010, com a aprovação da reformulação da Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado da Paraíba (Loje), faltando apenas ser instalada. “Atualmente, o Conde pertence a comarca de Alhandra. Porém, a demanda do município, com cerca de quatro mil processos por mês, já exige a instalação de uma comarca”, argumentou.
Gecom – Valter Nogueira