Presidente Marcos Cavalcanti faz saudação ao ministro Joaquim Barbosa em evento na Capital
A exemplar trajetória de vida e a ascendente carreira profissional do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, foram ressaltadas pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti, a quem coube a missão de saudar e apresentar ao público o proeminente jurista brasileiro, o ministro Barbosa, minutos antes do ministro iniciar sua palestra, na tarde desta sexta-feira (04), no encerramento da Convenção das Unimeds e Unicreds Norte/Nordeste, realizada em um hotel da Orla de João Pessoa.
O auditório do hotel ficou pequeno ante o grande número de pessoas de vários estados do Nordeste, que vieram assistir à palestra mais esperada e concorrida do evento, a do ministro Joaquim Barbosa, que discorreu sobre o tema “Ética e Justiça para a Construção de uma Sociedade Cidadã”.
Ao saudar e apresentar o conferencista da tarde, o presidente Marcos Cavalcanti fez um breve relato da vida do ministro Joaquim Barbosa, desde a infância humilde no interior do Estado de Minas Gerais, passando por sua luta na adolescência, como arrimo de família, até sua ascensão ao cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
“O ministro Joaquim Barbosa é dono de um currículo invejável. Foi procurador da República e ministro do Supremo Tribunal Federal, corte da qual foi presidente de 2012 a 2014. É advogado e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em 2013 foi eleito pela Revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo”, descreveu o presidente Cavalcanti, durante a apresentação do ministro.
Marcos Cavalcanti lembrou que Joaquim Barbosa, aos 16 anos de idade, foi para Brasília, onde trabalhou na gráfica do jornal Correio Braziliense e terminou o segundo grau, em colégio público. “Formou-se em Direito pela Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado”, acrescentou.
“No campo internacional, foi Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki, Finlândia”, ressaltou o presidente do TJPB.
Ao subir à Tribuna do auditório onde transcorreu o evento, o ministro foi bastante aplaudido pelos presentes logo nas primeiras falas, ao declarar que o “Brasil precisa fazer uma revisão de valores, como forma de resgatar dívidas para com os discriminados, tais como pobres e negros”.
Sobre o atual cenário político e econômico brasileiro, o ministro lembrou que o juiz no Brasil tem poderes e garantias para exercer sua função da forma mais digna possível, podendo assim garantir direito a quem tem direito e a punir que pratica crimes de improbidade administrativa, por exemplo, seja a autoridade que for. “É claro que isso tem um preço. Vai gerar antipatia, desconforto e críticas, até mesmo por parte de colegas. Mas é preciso coragem, ética e compromisso”, declarou Joaquim Barbosa.
A propósito do evento, o presidente do TJPB participou da abertura da Convenção, que aconteceu na noite dessa quinta-feira (2), no mesmo hotel.
Segundo o presidente da Unimed Norte/Nordeste, Reginaldo Tavares, Marcos Cavalcanti foi a autoridade ideal não só para presidir a mesa dos trabalhos, mas principalmente para saudar e apresentar o ministro Joaquim Barbosa. “Cavalcanti é dotado de uma grande inteligência e sensibilidade jurídica. Estou muito feliz com sua participação em nossa convenção”, declarou Tavares.
Outros nomes de peso do cenário nacional fizeram parte do evento, a exemplo de Augusto Cury, Paulo Rabello de Castro, Leila Navarro, Ricardo Balbinot, Edson Nassar e Eliane Castanhênda.
Por Valter Nogueira















