Primeiras ações de Comunicação da Estratégia do TJPB são apresentadas no Juizado da Infância da Capital
O Juizado Especial da Infância e Juventude da comarca de João Pessoa foi a primeira unidade judiciária escolhida para receber as informações do que está sendo desenvolvido dentro do Plano de Comunicação, que faz parte do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça da Paraíba. A iniciativa aconteceu no início da tarde desta sexta-feira (19), com participação de magistrados, servidores e a presença do coordenador da Priorização do 1º Grau do Judiciário paraibano, desembargador Oswaldo Trigueiro do Vale Filho.
A escolha do Juizado não foi por acaso. O juiz auxiliar da 2ª Vara da unidade, Henrique Jácome, é o gestor do Plano de Comunicação da Estratégia.
Ao fazer uma breve explanação sobre o que é o Planejamento do Tribunal, Oswaldo Trigueiro disse que é chegada a hora de difundir a política da estratégia “e nada melhor que no ambiente próprio do trabalho, onde a população busca o espaço e que os servidores e pessoas que militam possam conhecer esse novo movimento que se inicia na Corte de Justiça do nosso Estado”. O desembargador parabenizou a iniciativa do juiz Henrique Jácome de levar essas informações para o ambiente de trabalho.
Na avaliação de Oswaldo Filho, todos os 21 projetos do Planejamento estão indo bem, com suas devidas peculiaridades e dificuldades naturais de qualquer grande projeto. “Planejar e organizar é fator preponderante para você crescer”, afirmou Trigueiro. Já foram realizadas duas grandes reuniões no Pleno do TJPB que envolveu todos os gestores e coordenadores dos projetos.
Sobre o encontro o magistrado Henrique Jácome explicou que foi mostrado à equipe do Juizado o que está sendo feito, efetivamente, no Planejamento, sobretudo na parte de Comunicação. “É importante que todos tenham interesse nessa nova fase que passa o Tribunal de Justiça e sintam-se responsáveis pelos resultados alcançados, em busca de um Judiciário mais célere e eficaz”, comentou.
Mesmo atravessando este momento inicial, para o magistrado, o Planejamento Estratégico do TJPB já mostra serviço. Exemplo disso são projetos práticos que trabalham uma nova imagem do Poder Judiciário, como base em pesquisas de satisfação junto à sociedade e público interno. “Outro projeto importante, denominado de 'Acesso Seguro', bem coordenado pela juíza Michelini Jatobá, tem como objetivo estabelecer um maior nível de segurança em todos os fóruns de todas as comarcas”, exemplificou.
Nova Sede – Atualmente, o Juizado Especial da Infância e Juventude funciona no Bairro dos Estados, mas ainda este ano, vai receber uma nova sede, localizada no Centro da Capital. Segundo Jácome, esse novo prédio terá todas as condições físicas de receber os jurisdicionados, magistrados, servidores e todas os profissionais da área do Direito de forma da confortável e funcional.
Áreas de atuação e seus projetos – No Planejamento Estratégico, o Tribunal de Justiça da Paraíba está atuando em cinco áreas específicas: Orçamento; Infraestrutura e Tecnologia; Gestão de Pessoas; Eficiência Operacional; e Atuação Institucional.
Confira os 21 projetos e em que área eles estão ligados;
1) Orçamento: Peça Orçamentária; QDD Interno; e Captação de Recursos Extraorçamentários
2) Infraestrutura e Tecnologia: Renovação do Parque Tecnológico; Plano de Obras; Acesso Seguro; e Segurança das Comarcas de Fronteira.
3) Gestão de Pessoas: Implantação do Banco de Talentos; Identificação e Formação de Gestores e Líderes; Polos de Atendimento da Qualidade de Vida; e Política de Remoção do Servidor
4) Eficiência Operacional: Reestruturação das Unidades Judiciárias; Gestão de Processos Coletivos e Demandas Repetitivas; Reestruturação de Rotinas; Equalização da Força de Trabalho; Celeridade dos Processos de Reincidência e Má Conduta Criminal; e Nova Estrutura de Controle Interno.
5) Atuação Institucional: Plano de Comunicação da Estratégia; Monitoramento da Imagem Institucional; Comitê Orçamentário Interpoderes; Economia Responsável; e Justiça Na Comunidade.
Por Fernando Patriota




