Conteúdo Principal
Publicado em: 27/10/2022 - 14h01 Comarca: João Pessoa Tags: Coral, Visita, Maestro

Professor de Escola de Música norte-americana visita corais formados em unidades prisionais de JP

Maestro americano José Peppie Calvar
Maestro americano José Peppie Calvar

Na tarde desta quinta-feira (27), o professor de Escola de Música da Universidade norte-americana de Syracuse, maestro José Peppie Calvar, fará uma visita aos integrantes do Coral “Vozes para Liberdade”, formado por pessoas privadas de liberdade do Presídio Masculino Sílvio Porto. Já na próxima segunda-feira (31), o maestro estará no Centro de Reeducação Feminino Maria Júlia Maranhão, para conhecer o trabalho desenvolvido com as mulheres que compõem o Coral “Vozes Passageiras”. Os dois corais fazem parte do Projeto de Ressocialização pelo Canto Coral.

Nessas duas oportunidades, maestro José Peppie Calvar vai assistir e conhecer a dinâmica dos ensaios dentro dessas duas unidades prisionais de João Pessoa e ministrar algumas oficinas musicais. O Canto Coral foi idealizado pelo técnico judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba e regente, Sérgio Gerarde. A iniciativa conta com a participação e parceria da Vara das Execuções Penais de João Pessoa (VEP-JP), que tem à frente os juízes Carlos Neves da Franca Neto e Andréa Arcoverde Cavalcanti Vaz; do Juizado Especial Criminal da Capital, com o juiz Hermance Gomes Pereira; e do Conselho da Comunidade de João Pessoa.

“Dentro do Coral, temos alunos e alunas musicistas, sob orientações dos professores Alberto Tavares e Kleber Brito, fazendo o acompanhamento instrumental das músicas, que são executadas, como também uma participação especial do violinista Diego Ângelo e do sanfoneiro George. Cada coral é composto por 30 coristas”, informou Sérgio Gerarde.

O regente lembrou que o Projeto de Ressocialização Canto Coral nasceu em 2015, sob a batuta do maestro Daniel Berg, com sua coparticipação e tendo como madrinha a juíza Andréa Arcoverde. “Os corais já fizeram inúmeras participações internas e externas, além das edições anteriores do Festival Paraibano de Coros, e em instituições públicas e privadas paraibanas”, disse.

O Coral Vozes da Liberdade vai se apresentar na segunda noite do XX Festival Paraibano de Coros (Fepac), que acontecerá na próxima quinta-feira (3), às 19h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, do Espaço Cultural. Já o Vozes Passageira se apresenta no dia 4 de novembro (sexta-feira), também às 19h, na mesma Sala.

“Estamos felizes com mais uma participação do Coral Vozes Passageiras e do Coral Vozes para a Liberdade da Penitenciária no Festival Paraibano de Coros. Esse é um projeto de ressocialização de grande relevância para a Vara de Execução Penal, com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária. A atividade é computada para fins de remição de pena, sendo importante medida no processo de reintegração social”, comentou Andréa Arcoverde.

Coral
Coral faz parte de um projeto de ressocialização de reeducandos

De acordo com o maestro Eduardo Nóbrega, que também é professor do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a vinda do professor e maestro Peppie é resultado de um convênio firmado entre a UFPB e a Universidade de Syracuse, em 2018, com a finalidade de promover intercâmbio cultural entre as duas universidades. “Já estiveram presentes em outras oportunidades os professores John Warren, Elisa Dekaney e o percussionista Joshua Dekaney, todos da mesma universidade”, comentou.

Fepac - O XX Festival Paraibano de Coros é uma realização da UFPB e do Governo da Paraíba, por meio da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), com apoio cultural da Empresa Coteminas, do Escritório Mendonça & Crisanto Advogados; de Eduardo e Marianna Arquitetos; e da Associação de Docentes da Universidade Federal da Paraíba (Aduf-PB). O Fepac é um evento não competitivo que acontece desde 2003 em João Pessoa. Em 2017, se tornou internacional, e este ano, completa 20 anos recebendo representantes dos Estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe. As apresentações dos corais ocorrem a partir dessa quarta-feira (2) até domingo (6), na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, sempre com entrada franca.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711