Conteúdo Principal
Publicado em: 14/01/2025 - 15h07 Atualizado em: 15/01/2025 - 16h48 Comarca: João Pessoa Tags: Visita, professora francesa, Museu

Professora francesa especialista em Direito de Museu visita prédio histórico do TJPB

-
Des. João Benedito recebeu a professora Clémentine

Na manhã desta terça-feira (14), a professora francesa Clémentine Bories, da Université Toulouse Capitole, visitou o prédio histórico do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Acompanhada do presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador João Benedito da Silva, e do presidente da Comissão de Cultura e Memória do TJPB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, a acadêmica teve a oportunidade de conhecer o rico patrimônio histórico e cultural da instituição.

A professora francesa está na Paraíba para ministrar uma palestra sobre “Direito dos Museus e Coleção de Artes” durante o Colóquio Franco-Brasileiro de Direito dos Museus e das Coleções de Arte, que ocorrerá nesta quinta-feira (16). O evento, uma parceria entre o TJPB e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), terá alcance internacional e contará com a participação de estudantes de Direito, Arte e Museus da França, sendo transmitido pela internet. Os interessados em participar do Colóquio podem acessar o o link disponibilizado para inscrições.

O desembargador João Benedito expressou sua alegria com a visita da professora Clementine ao Palácio da Justiça e destacou, na ocasião, que essa relação representa uma valiosa troca cultural. “Aprendemos e também expomos o que nós temos e o que é bom no nosso tribunal”, disse o presidente do TJPB.

-
Des. Marcos Cavalcanti apresentou o Palácio à francesa

O desembargador Marcos Cavalcanti enfatizou que a vinda da professora está inserida nas comemorações dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França, que também são culturais. “É um momento muito singular porque estamos celebrando esse bicentenário de relações diplomáticas e culturais. Brasil e França são dois países muito amigos por tradição”, assegurou o presidente da Comissão de Cultura.

A professora Clémentine Bories conheceu o Salão Nobre, a Sala de Sessões do antigo Tribunal Pleno, a Sala de reuniões dos Desembargadores e o Museu e Cripta de Epitácio Pessoa, dentre outros espaços.

Durante a visita, ela ficou profundamente impressionada com a qualidade da restauração e das obras que foram mostradas, com o crescimento histórico do Tribunal de Justiça, sua modernização ao longo dos anos e a forma como ele está acessível ao público, permitindo que todos conheçam sua história.

O encontro contou ainda com a presença do desembargador Saulo Benevides, das juízas auxiliares da Presidência do TJPB, Lua Yamaoka e Michelini Jatobá, do procurador-geral do Ministério Público, Marcílio Toscano Franca, da magistrada Rita de Cássia, das diretoras de Economia e Finanças, Izabel Vicente Izidoro da Nóbrega, e Administrativa, Gisele Alves, além de outras autoridades.

 

Por Marcus Vinícius

visita
visita
visita
visita
visita
visita
visita
visita
-
-
-
-
-
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711