Conteúdo Principal
Publicado em: 17/09/2014 - 13h00

Programação da Agenda Cultural do Tribunal de Justiça de 2014, que já promoveu diversos eventos, terá seguimento em outubro

Lançamento do livro da juíza Rosimeire

Neste ano, o Tribunal de Justiça da Paraíba já realizou vários eventos culturais, como lançamentos de livros, homenagens aos magistrados centenários, palestras, entre outros. Muitos desses feitos estão vinculados à Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário, que tem como presidente o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.

No próximo dia 15 de outubro a homenagem ao centenário do saudoso desembargador Mário Moura Rezende fechará ciclo das solenidades que o TJPB prestou aos magistrados que, se tivessem vivos, teriam completado cem anos em 2014. Já foram homenageados, Luís Silvio Ramalho, Emílio Farias, Francisco Floriano da Nóbrega, Rivaldo Silvério da Fonseca e o ministro da Justiça do Governo João Goulart, Abelardo Jurema de Araújo.

Em março o TJPB promoveu o lançamento da 132ª edição da tradicional Revista do Foro com os lançamentos do “Manual de Práticas do 2º Grau – Atos Administrativos – Tomos I e II” e do livro “História da Comarca de Araruna”, este último de autoria historiador Humberto Fonsêca de Lucena. As publicações fazem parte das edições do TJPB. O ”Manual de Práticas do 2º Grau – Atos Administrativos – Tomos I e II” é um trabalho de equipe realizado pelos desembargadores João Benedito da Silva, José Ricardo Porto e Leandro dos Santos.

Em maio passado, o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque lançou importante livro “Historiografia da Academia Paraibana de Letras”, no auditório da Academia. Quem fez fazer a apresentação foi reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz. O autor é integrante da APL. O prefácio da obra do magistrado é da presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti.

A obra, com 620 páginas, é o resultado de uma pesquisa feita pelo autor, que fez o levantamento da história da Casa de Coriolano de Medeiros, desde 14 de setembro de 1941, data da sua fundação. Um trabalho minucioso, visitando bibliotecas – da Academia, do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. “Pesquisei também em jornais da época, A União, O Norte, o Correio da Paraíba, na Revista da APL. Fiz uma pesquisa muito profunda e cheguei às conclusão que estava na hora de colocar tudo no papel”. O livro “Historiografia da Academia Paraibana de Letras” é divido em 51 capítulos.

Em julho, o Tribunal de Justiça da Paraíba, em parceria com a Escola Superior da Magistratura (Esma) e a Escola Nacional de Formação de Magistrados (Enfam), realizou o “Media Training”, que reuniu número de participantes e teve como foco assuntos como mídia e Judiciário; funcionamento da imprensa com peculiaridades; assessorias de imprensa oficiais; avaliação das entrevistas; e visitas técnicas.

A Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário estadual já começou a discutir e elaborar a programação das comemorações alusivas aos 150 anos de nascimento de Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa, que ocorrerá no próximo ano. As honrarias ao Sesquicentenário de Epitácio acontecerão em três etapas ainda a serem definidas pelos membros da Comissão. Será um ano de festa na Paraíba.
Por Kubitschek Pinheiro

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711