Projeto Conhecendo o Judiciário recebe alunos de universidade em Campina Grande
Estudantes de Direito da Universidade Reinaldo Ramos (Cesrei) visitaram, na última quarta feira (20), o Fórum Affonso Campos, em Campina Grande, em mais uma edição do “Conhecendo o Judiciário”. O projeto, idealizado pelo desembargador Leandro dos Santos, tem o condão de apresentar à sociedade o funcionamento da Justiça estadual paraibana, estreitando o vínculo do Judiciário com o jurisdicionado.
Cerca de 40 alunos foram recepcionados pelo diretor do Fórum, juiz Gustavo Lyra, que fez uma explanação geral sobre o funcionamento da unidade judiciária e encaminhou a turma para conhecer as instalações do prédio. Os professores Vyrna Torres Bem, Camilo de Lélis Diniz, André Santos, Yasley Almeida, Bruno Cadé, Aline Medeiros e Renata Sobral acompanharam os estudantes de Direito.
Eles conheceram os cartórios, salas de audiência e gabinetes de juízes e receberam informações sobre do dia a dia da magistratura e sobre o procedimento judicial em cada vara.
A juíza Ana Penazzi explicou o rito criminal aos estudantes e suscitou a relevância de momentos como este, em que o funcionamento das Varas Criminais é demonstrado aos futuros operadores do direito. “Abordamos, aqui, um rito que, por si só, é tratado de forma emergencial, considerando que lidamos com a liberdade do cidadão. É de considerável importância essa apresentação de como funciona o sistema jurídico para aquele que vai lidar com o direito num futuro próximo, de modo que compreenda todo o processo criminal e suas nuances, a fim de que possa colaborar com um Judiciário mais eficiente”, afirmou.
Após a explanação sobre o processo criminal, a coordenadora do núcleo de prática jurídica Vyrna Torres encaminhou os estudantes para a Turma Recursal da Comarca de Campina Grande, onde o magistrado Alberto Quaresma expôs o caminho trilhado até chegar à magistratura e entusiasmou os alunos sobre a carreira jurídica.
A aluna do 10º Período do Curso de Direito, Bruna Suassuna Oliveira, achou interessante ver o trajeto trilhado pelo juiz até a tão sonhada magistratura. “Percebermos o quão palpável é ingressar na carreira jurídica, dependendo, exclusivamente, de nossa dedicação”, disse.
Por fim, o juiz Falkandre de Sousa Queiroz encerrou a visita com um debate sobre o rito do Tribunal do Júri e os alunos participaram de um julgamento simulado.
Vyrna Torres Bem avaliou positivamente o momento vivido pelos futuros juristas. “Oportunizar essa visita ao alunado se mostra válida, para que possa entender a sistemática do ambiente forense. Vivemos uma experiência marcante e necessária, que proporcionou aos alunos do curso de Direito da Cesrei enxergarem de perto a real missão do Poder Judiciário, numa união da teoria com vivência prática”, ressaltou a coordenadora.
O professor de processo penal, André Santos, destacou o contato entre o jurista em formação e o ambiente jurídico. “Atividades como essa são de vital importância para o aluno, que consegue ver, na prática, a teoria que aprende em sala de aula. São dois momentos, que se unem numa vivência como esta: o ambiente acadêmico, onde o estudante vai aprender sobre a ritualística jurídica e seu procedimento, e o jurídico prático, no qual ele conhecerá as profissões ligadas ao Judiciário, vislumbrando, a partir desse ponto, com qual atividade jurídica mais se identifica”, salientou.
Por Carolina Correia/Gecom-TJPB