Projeto Conhecendo o Judiciário registra a presença de 621 alunos de Direito e de outras instituições em 2018
Trazidos pela oportunidade de vivenciar, na prática, tudo aquilo que não se consegue nos bancos de universidades, 621 estudantes do Curso de Direito e de instituições de ensino pública e privada da Paraíba participaram, ao longo de 2018, do Projeto Conhecendo o Judiciário, idealizado e coordenado pelo desembargador Leandro dos Santos. Nesse período, o Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio do Projeto, recebeu alunos de dez faculdades de Direito, além de estudantes do Centro de Integrado Empresa Escola (CIEE).
Na tarde dessa segunda-feira (26), ocorreu a 14ª e última edição do ano, com a presença de 39 alunos do 4ª período do Curso do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) .
A estudante Taynah Lys Medeiros Gomes disse ter sido muito gratificante, como estudante do Curso de Direito, conhecer além das instalações do Tribunal de Justiça o funcionamento do Poder Judiciário paraibano. “Aqui, foi possível enriquecer os meus conhecimentos intelectual e profissional”, revelou Tayná, ao aconselhar que todos os alunos de Direito devem passar por essa experiência, que considerou imprescindível.
Luciano Daniel Rebelo Leão, que cursa o 4º período do Curso de Direito do Unipê junto com Taynah, enfatizou ter sido interessante o encontro, porque toda teoria precisa da prática. “Através do projeto, tomei conhecimento das atribuições de um desembargador e como se chega a magistratura. Por isso, considero importante que todos, não só os estudantes de Direito, mas, outros segmentos da sociedade, tenham acesso ao Projeto Conhecendo o Judiciário”, disse .
A professora de Direito Civil Joelma Carneiro veio acompanhando os alunos. No final do encontro, considerou a iniciativa de grande valia para os participantes. “É bastante relevante essa oportunidade dada aos estudantes de Direito de saírem um pouco das salas de aula e poderem vivenciar e compreender o funcionamento, as instalações e as atribuições dos desembargadores que integram o Judiciário paraibano”, ressaltou.
Ainda de acordo com a professora, hoje uma das preocupações do Unipê não está apenas dentro das salas de aula. “Nos preocupamos em oferecer aos alunos essa vivência do lado profissional, para que possam conhecer o outro lado e realizar a escolha correta da sua área de atuação, seja magistratura, advocacia, promotoria, magistério”, observou Joelma.
“Graças a Deus, cumprimos a nossa missão. Este ano o Projeto Conhecendo o Judiciário teve essa visão de trazer a sociedade para o Tribunal, a fim de saber o seu funcionamento, quem somos e o que fazem os órgãos julgadores. Enfim, estamos cumprindo o papel de aproximar o cidadão do Judiciário e, mais que tudo, os estudantes de Direito. Estamos com o projeto há vários anos e já recebemos milhares de estudantes paraibanos” ressaltou o desembargador Leandro.
O magistrado afirmou que a meta para 2019 é inserir inovações ao projeto. “Vamos sair do Tribunal. Pretendemos ir a vários locais, como entidades, associações, ONGs e Shopping da Capital, dispostos a nos receber para que possamos levar as mensagens do Judiciário”, enfatizou, acrescentando que a ideia é ir além do que foi cumprido neste ano de 2018. “Vamos massificar o conhecimento do Judiciário para que a população veja este Poder como aliado dos seus direitos, enquanto cidadão”, arrematou.
Por Clélia Toscano