Conteúdo Principal
Publicado em: 29/04/2019 - 13h08 Atualizado em: 29/04/2019 - 20h15 Comarca: João Pessoa Tags: Jecrim, Projeto musical

Projeto musical desenvolvido pelo Jecrim da Capital beneficia crianças e adolescentes do Timbó

Os recursos que ajudam a manter o projeto são oriundos de transações penais

O juiz titular do Juizado Especial Criminal (Jecrim) da Comarca de João Pessoa, Hermance Gomes Pereira, desenvolve um projeto voltado para a formação musical de crianças e adolescentes da Comunidade do Timbó, na Capital. Além das aulas e ensaios, dessa iniciativa, em parceria com o Instituto Vem Cuidar de Mim, nasceu a Banda Marcial “Maestro Geraldo Alves dos Santos”. O grupo é formado, exclusivamente, por meninos e meninas que moram no Timbó. 

O Jecrim também foi o responsável pela compra dos instrumentos e vai remunerar o maestro Lourival Júnior, que há anos trabalha na Comunidade. Também é fruto dessa iniciativa o Conservatório Musical, onde são ministrados os ensinamentos do mundo das partituras, batidas e composições. Os recursos que ajudam a manter o projeto são oriundos de transações penais.

Segundo explicou o magistrado, o Jecrim dispõe de uma verba que é originária das transações penais. “As pessoas que optam por não responder ao processo em crimes que são punidos com até dois anos de detenção podem fazer a transação e pagar uma quantia em dinheiro”, informou.

Os alunos recebem aulas de violão, guitarra, contrabaixo elétrico, teclado, flauta, bateria, ukulele, cavaquinho e percussão. Com a formação da Banda Marcial, foram acrescentados trompete, trombone com vara, bombardino e tuba. A sala musical também foi construída e equipada com os recursos do Jecrim e já funciona há um ano. 

“O maestro Lourival Júnior ficou surpreso com a musicalidade das crianças e dos adolescentes. A música pode transformar a vida das pessoas e oferecer oportunidade para quem tem poucas”, comentou Hermance Pereira.

Por Fernando Patriota

 

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711