Conteúdo Principal
Publicado em: 21/11/2013 - 13h15 Tags: Qualidade de Vida

Projeto Qualidade de Vida percorre comarcas atendendo servidores e magistrados

A equipe de profissionais da saúde do Tribunal de Justiça da Paraíba está percorrendo as comarcas no interior do Estado com o projeto “Qualidade de Vida em Ação Itinerante”, com intuito de fixar planos específicos de ações preventivas e educativas sobre a saúde para cada circunscrição. Neste mês de novembro, de 12 a 14, o projeto foi implementado nas comarcas de Patos, Itaporanga, Piancó, Santana dos Garrotes, Santa Luzia e São Mamede, e esta semana vem percorrendo os municípios de Guarabira, Campina Grande e comarcas da 2ª Circunscrição.

Com o “Qualidade de Vida em Ação Itinerante”, os profissionais do projeto vêm traçando o perfil de saúde dos magistrados e servidores do Poder Judiciário Paraibano. Na ação, são disponibilizados exames de glicemia, aferição da pressão arterial, medida do peso corporal, uma breve entrevista e orientação postural em seu ambiente laboral, destacando a prevenção de patologias ocupacionais, tais como LER (Lesão do Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbio Osteoarticular Relacionado ao Trabalho). Além disso, são observados riscos e vulnerabilidades à saúde no ambiente de trabalho.

O diretor de Gestão de Pessoas do TJPB, Einstein Roosevelt Leite, disse que a interiorização do projeto foi uma determinação da presidente do Poder Judiciário estadual, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, para que todos os servidores e magistrados do Judiciário paraibano sejam beneficiados. Segundo ele, os resultados vêm sendo positivos e a equipe da Gerência de Qualidade e Vida vem tendo um feedback do pessoal que já foi atendido. “Antes as ações desse setor estavam voltados para a Comarca da Capital e diretamente à sede do Tribunal de Justiça. Agora vem atendendo bem a todo o Estado”, afirmou Einstein Leite.

O calendário elaborado pela Diretoria de Gestão de Pessoas pretende atender às seis circunscrições até o final do ano. De acordo com a fisioterapeuta Valéria Beltrão, da Gerência de Qualidade de Vida, o grupo de trabalho inclui médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e dentistas.
Por Eloise Elane

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611