Projeto Saúde para Todos está sendo estruturado na comarca de Cajazeiras
A intenção da administração do TJPB é expandir em todo o Estado
O 'Saúde para Todos', projeto da Diretoria de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça da Paraíba para valorização do 1° Grau de jurisdição, realizado através da Gerência de Qualidade Vida do TJPB, caminha para a instalação de um polo de atendimento na Comarca de Cajazeiras.O projeto visa promover qualidade de vida e saúde através da prevenção e oferecimento de serviços terapêuticos para os magistrados e servidores do Poder Judiciário paraibano.
De acordo com a gerente de Qualidade de Vida do Tribunal, a fisioterapeuta Valéria Beltrão, a instalação em Cajazeiras será um “braço” do TJ. “O 'Saúde para Todos' vai levar bem-estar, maior qualidade de vida, reduzir o estresse e melhorar a questão do absenteísmo (afastamento do ambiente de trabalho)”, ressaltou.
A diretora do Fórum de Cajazeiras, juíza Adriana Lins de Oliveira, informou que o desenvolvimento desse trabalho na comarca deve-se ao desejo do Tribunal em interiorizar essas atividades para as cidades do interior.
“Entendendo se tratar de uma proposta que beneficia a saúde dos servidores e magistrados. Já reservamos o espaço e disponibilizamos tudo que estava ao nosso alcance. Fizemos reuniões, convocamos prefeitura, Estado e faculdades para conhecer o projeto e se disponibilizar voluntariamente dentro das condições de cada um”, destacou
Primeiros passos - A magistrada acrescentou que já foram realizadas algumas ações para a implementação do projeto, a exemplo dos convênios com Faculdades da cidade, que já foram firmados, e as atividades já iniciadas, em um trabalho de ação preventiva através de palestras.
“Os alunos se deslocam para a unidade judiciária e, por meio de palestras, ensinam melhores posições de trabalho, mecanismos para se evitar lesões de ações repetitivas e mecanismos de relaxamento”, ressaltou Adriana Lins.
A diretora informou também que sessões de acupuntura estão sendo oferecidas e que, em breve, um consultório será instalado, oferecendo atendimento odontológico, outras especialidades, fisioterapeutas e profissionais da área da psicologia.
“Os servidores estão motivados com essa iniciativa. Isso é ótimo para os servidores e todos estão sentindo os resultados gerados pelas atividades, que acabam se refletindo no bom desempenho do trabalho”, finalizou Adriana.
Valéria Beltrão relatou que a ideia é que todas as unidades judiciárias do Estado possam oferecer esses serviços de saúde para os servidores e magistrados, a exemplo das Comarcas de Cajazeiras e Campina Grande.
“São vários os serviços oferecidos aqui, no Tribunal, e o nosso objetivo é levar essas ações, primeiro, para as sedes de circunscrições para, em seguida, alcançar todas as unidades judiciárias. Isso não impede que outros servidores das cidades circunvizinhas que ainda não possuem sejam atingidos também, já que antes das visitas acontecerem informamos aos fóruns”, disse.
Valéria Beltrão completou informando que uma equipe da Gerência de Qualidade de Vida do Tribunal, todo mês, visita as comarcas sede de circunscrição, como Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras, seguindo um cronograma para levar grande parte dos serviços já oferecidos nas unidades judiciárias da Capital.
Atividades realizadas no 'Vida e Saúde'
Despertar para Saúde: palestras sobre orientações posturais, estresse e hipertensão.
Ginástica Laboral: Os benefícios variam:entre melhora da postura, redução das dores,redução do stress e alívio das tensões, aumento da resistência à fadiga, aumento da motivação para o trabalho e melhora no relacionamento interpessoal. Para a o Tribunal de Justiça da Paraíba podemos ressaltar três benefícios principais: redução no absenteísmo, diminuição de incidência de doenças ocupacionais e aumento da produtividade.
Qualidade de Vida em Ação Itinerante: Uma unidade móvel que acompanha a saúde dos magistrados e servidores do Poder Judiciário Paraibano em eu ambiente de trabalho enfatizando a importância da qualidade de vida e saúde, realizando um “Dia da Saúde” nas diversas Comarcas.
Terapias Alternativas: Acupuntura e Auriculoterapia: Práticas voltadas à saúde e ao equilíbrio vital do homem, também reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como atividades terapêuticas principais ou mesmo complementares em diversas patologias, atuando em casos diversos como: algias, insônia, enxaqueca, alergias, problemas gastrointestinais, dores articulares, patologias ocupacionais (DORT e LER), ansiedade, etc.
Por Laíse Santos (estagiária)




