Conteúdo Principal
Publicado em: 04/11/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Próximo diretor da Esma vai instituir mestrado e Ensino a Distância para aperfeiçoar juízes e servidores do TJ

O desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides foi escolhido, por unanimidade, pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba para ser o próximo diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma). Ele vai dirigir a Instituição durante o biênio 2011/2012. Depois da escolha, o magistrado disse que dará continuidade ao trabalho desenvolvido pelo atual diretor, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, e que vai instituir o Ensino a Distância (EAD), e mestrado, em parceria com uma instituição de ensino superior com reconhecida experiência.

Márcio Murilo renunciou seu direito de ser reeleito para o cargo e indicou o nome de seu colega. Em seguida, os 17 desembargadores presentes na sessão extraordinária dessa quarta-feira (3) votaram secretamente, indicando o nome de Saulo Benevides. “Quero continuar com o excelente trabalho da atual gestão e pretendo lutar bastante para, em convênio com outras instituições, fazermos vários cursos de aperfeiçoamento para magistrados e servidores. Uma das mestas é implantar o Ensino a Distância. Inclusive, o projeto já está em andamento”, adiantou o futuro diretor da Esma.

Segundo Saulo Benevides, o EAD não tem quase nenhum custo para o Tribunal de Justiça, já que os servidores e juízes, nas suas comarcas, podem receber as aulas via internet (on line). A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) será uma das parceiras da Esma nesse projeto.

Por outro lado, o desembargador acrescentou que outro objetivo de sua gestão é instituir um mestrado voltado, também, para as classes de juiz e servidor do TJPB. “A Escola já tem vários cursos no nível de especialização. Queremos nos aprofundar e promover mestrado com uma grande universidade nacional. Isso é muito bom para o Tribunal, pois evita a ausência do magistrado de sua comarca para ir ao exterior ou outro centro brasileiro, com o propósito de se especializar”, ressaltou Saulo Benevides.

O desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos comentou a escolha do seu sucessor na direção da Escola Superior da Magistratura, braço acadêmico do TJPB. “Votar no desembargador Saulo é votar em uma pessoa que vai multiplicar o objetivo da Esma. O foco da Escola é qualificar juízes e servidores do Tribunal e conveniar com instituições externas, para que seja um órgão comunicante  com a sociedade”.

Currículo - Saulo Henriques de Sá e Benevides nasceu em João Pessoa/PB e foi advogado nas áreas Cível, Criminal, Eleitoral e Trabalhista. Foi professor e diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira. Ingressou na magistratura em 1984, aprovado em segundo lugar. Juiz de Direito, passou pelas comarcas de Brejo do Cruz, Esperança, Belám, Araruna, Guarabira, Campina Grande e João Pessoa. Também exerceu as funções de juiz-corregedor auxiliar, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital e juiz da 1ª Zona Eleitoral de João Pessoa, como ainda diretor do Fórum Eleitoral da Capital. Exerceu, ainda, o cargo de juiz eleitoral das Zonas de Brejo do Cruz, Esperança, Belém, Araruna, Guarabira, Remígio, Sousa e Bayeux. Em 2006, foi promovido para desembargador do TJPB, pelo critério de merecimento.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611