Qualidade de Vida em Ação Itinerante vai percorrer comarcas da 5ª circunscrição
O projeto Qualidade de Vida em Ação Itinerante vai atender os servidores e magistrados da 5ª circunscrição, começando pelo polo Cajazeiras, a partir desta terça-feira (21). As demais comarcas serão visitadas até sexta-feira (24). O objetivo é traçar o perfil de saúde do pessoal que trabalha nessas unidades judiciárias. O trabalho é executado pela equipe médica da Gerência de Qualidade de Vida, vinculada à Diretoria de Gestão de Pessoas.
A equipe já percorreu várias comarcas do interior do Estado e, agora, retorma o projeto nesse ano para desenvolver palestras sobre lesão do esforço repetitivo (LER) e distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT), com o propósito de prevenção, buscando evitar ou minimizar as chances das doenças ocupacionais.
A equipe faz palestras, avaliação da saúde dos servidores e magistrados, aferição de pressão, glicemia e orientação postural, conforme explicou a fisioterapeuta Valéria Beltrão, coordenadora do projeto.
Além desse trabalho, a Gerência disponibiliza no portal do TJPB, na seção Vida e Saúde (http://www.tjpb.jus.br/vida-e-saude/) cartilhas com informações preventivas sobre LER e DORT, além de outras orientações de saúde.
O Qualidade de Vida em Ação Itinerante, depois de Cajazeiras, estará essa semana nos fóruns de Uiraúna, Bonito de santa Fé, São João de Piranhas, São João do Rio do Peixe, Conceição, Coremas e Malta. De 17 a 21 de fevereiro, a equipe médica retorna para executar o trabalho nas comarcas da região que não conseguiram receber o atendimento.
Gabriella Guedes



