Conteúdo Principal
Publicado em: 18/12/2019 - 19h39 Atualizado em: 29/09/2020 - 16h49 Comarca: São João do Rio do Peixe Tags: Cejuscs

Quatro Cejuscs são inaugurados esta semana e mais três serão instalados nesta quinta-feira (19)

Quatro Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) foram inaugurados pelo Tribunal de Justiça da Paraíba esta semana nas Comarcas de Queimadas, Pombal, São João do Rio do Peixe e Piancó, fortalecendo e interiorizando as práticas de conciliação pelo Estado. Desde segunda-feira (16), os membros do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJPB já percorreram 1.100 quilômetros, por ocasião das inaugurações e de visitas aos Cejuscs da Paraíba, num percurso que denominaram Cruzada da Conciliação. 

Nesta quinta-feira (19), último dia de trabalhos forenses no Judiciário estadual antes do recesso, mais três Cejuscs serão inaugurados na Região do Brejo Paraibano: Mamanguape, Rio Tinto e Bananeiras.

De acordo com um dos diretores adjuntos do Nupemec, juiz Bruno Azevedo, a Comarca de Piancó recebeu o 41º Centro de Conciliação no Estado. “Com esperança, estamos testemunhando o crescimento e a consolidação das políticas autocompositivas, de um novo formato de Justiça, de uma nova cultura na abordagem dos conflitos de interesses”, afirmou o magistrado.

Bruno Azevedo disse, ainda, que, atualmente, o Tribunal conta com uma rede de Cejuscs que contempla todas as regiões do Estado. “São Centros informatizados, com parcerias, voluntários e capacitação. Somos o Tribunal de pequeno porte com mais Centros de Conciliação e, proporcionalmente, um dos Tribunais com mais unidades fomentando à Cultura da Paz. Em 2020, isso só tende a avançar”, pontuou.

Por Gabriela Parente / GECOM - TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611