Conteúdo Principal
Publicado em: 17/07/2020 - 12h19 Tags: Rádio Justiça, Empréstimos consignados 

Rádio Justiça repercute suspensão da decisão que proíbe Banco de cobrar empréstimos consignados 

A Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal (STF) repercutiu a decisão do juiz Gustavo Leite Urquiza que deferiu pedido de liminar para suspender a decisão do Juízo da 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital, que proibiu o Banco Bradesco S/A de realizar a cobrança dos empréstimos consignados, tendo por base a Lei Estadual nº 11.699/2020. Baseada em matéria publicada pela Gerência de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, a notícia foi ao ar nessa quinta-feira (16), às 15h.

O juiz Gustavo Leite Urquiza foi convocado para substituir a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes.

A Ação no 1º Grau, que pediu a suspensão dos descontos, foi ajuizada pela Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia do Estado da Paraíba (ADEPDEL).

A Referida norma em que se baseia o pedido inicial determinou a suspensão por 120 dias do pagamento de contratos de crédito consignado com servidores públicos estaduais.

O magistrado relator considerou que existe plausível inconstitucionalidade da Lei Estadual n° 11.699/2020 que dispõe, em caráter excepcional, em virtude da crise instaurada pela pandemia da Covid-19, sobre a suspensão do cumprimento de obrigações financeiras pois, conforme previsão constitucional, a União detém competência privativa para legislar sobre Direito Civil e política de crédito, nos termos do artigo 22, I e VII, da Constituição Federal.

Para ouvir a notícia na Rádio Justiça, clique em consignado.

 

Por Gabriella Guedes/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611