Reconhecimento facial será usado durante ingresso de pessoas nos prédios do Tribunal de Justiça
Com o objetivo de aumentar o nível de segurança nos fóruns e prédios administrativos do Tribunal de Justiça da Paraíba e aperfeiçoar seus serviços tecnológicos, a equipe que compõe o Projeto Acesso Seguro se reuniu na manhã desta quinta-feira (21). Os pontos da pauta foram coordenados pela gestora do Programa Visit e juíza auxiliar da Presidência do Poder Judiciário estadual, Michelini Jatobá. No decorrer dos trabalhos, foram abordados a informatização da detecção dos mandados de prisão, como ainda incluir no sistema controle de acesso por andar de cada prédio e uso da tecnologia de reconhecimento facial.
“Conseguimos evoluir em todos pontos debatidos, quando abordamos as novas formas de funcionalidade do sistema Visit, com o foco de garantir ainda mais a segurança aos usuários e profissionais que acessam o Judiciário paraibano e, assim, assegurarmos aos jurisdicionados um serviço cada vez mais qualificado”, comentou Michelini Jatobá. “Continuamos avançando no processo de modernização e padronização das ferramentas disponibilizadas pelo software e controle de acesso”, complementou a magistrada.
O incremento de novas tecnologias ao sistema garantirá mais segurança no ambiente forense, propiciando um serviço cada vez mais qualificado aos jurisdicionados.
O gerente de Sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec-TJPB), Júlio de Medeiros Paiva Filho, disse que o desenvolvimento do reconhecimento facial para o controle de acesso para visitantes do Poder Judiciário é um ganho real no item segurança para o TJPB. “Estamos, efetivamente aumentando o nível de segurança interna em todas as comarcas do Estado”, destacou.
A representante da empresa Indra Company, responsável por desenvolver o software, Bartira Machado, disse que a estratégia de implantação do reconhecimento facial foi um dos principais pontos da pauta. “Além disso, discutimos algumas medidas para melhorar a segurança dos prédios do Tribunal, organizando a entrada dos usuários, por andar, horário de entrada e saída”, comentou. Ainda participaram da reunião o coordenador do Projeto Acesso Seguro, Jardel Rufino, e o segundo representante da Indra Company, Cláudio de Lima
Visit - O programa ‘Visit’ envolve procedimentos para o ingresso e permanência de pessoas nas dependências do Judiciário paraibano. A ferramenta é o aperfeiçoamento no sistema de controle do Acesso Seguro, também desenvolvido pelo TJPB e está integrada ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP 2.0), permitindo a identificação de pessoas que tenham contra si um mandado de prisão expedido em aberto, durante o cadastramento dos visitantes ao tentar entrar nos prédios públicos.
Por Fernando Patriota