Reforma da Hemeroteca de Bayeux é discutida no TJPB
A situação física da Hemetoreca, que funciona no antigo prédio do Fórum da comarca de Bayeux, foi discutida durante um encontro de trabalho entre o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, e a diretora do Fórum da Bayeux, juíza Conceição de Lourdes Marsicano.
A gerência da Hemeroteca é da competência da Presidência TJPB, por meio da Comissão de Acervos e Avaliação de Documentos. Lá, estão arquivados centenas de documentos do Poder Judiciário estadual.
Segundo o presidente da Comissão, desembargador João Benedito da Silva, a Hemeroteca merece medidas emergenciais, contundentes e conclusivas. Ele afirmou, também, que a recuperação da Hemeroteca é uma de suas prioridades para este ano. “Sabemos que podemos contar com o envolvimento do presidente do Tribunal e com as sugestões da magistrada que conhece de perto os problemas”.
De acordo a juíza, são necessárias reparos na parte elétrica de no telhado. “Nossa sugestão é fechar parcerias com outras empresas públicas, na tentativa de preservarmos nosso patrimônio”, disse Conceição de Lourdes Marsicano.
A Comissão de Acervos e Avaliação de Documentos do TJPB definiu, ainda, como prioridades para 2015 firmar um convênio com uma instituição de ensino superior, que tenha um curso de Arquivologia. O propósito é aperfeiçoar o tratamento técnico na escolha, digitalização e descarte dos documentos do Tribunal de Justiça da Paraíba e de suas 77 comarcas espalhadas pelo Estado.
Por Fernando Patriota



