Conteúdo Principal
Publicado em: 31/01/2023 - 16h47 Atualizado em: 31/01/2023 - 19h07 Tags: DITEC, Tecnologia, Inovação, Identidade Funcional

Representantes de diversos tribunais conhecem a tecnologia do ‘TJPB em Suas Mãos’

a
Apresentação de nova ferramenta criada pelo TJPB

Representantes de vários tribunais estaduais brasileiros conheceram o aplicativo "TJPB em Suas Mãos – Identidade Funcional”. A apresentação da nova ferramenta tecnológica do Poder Judiciário estadual aconteceu na manhã desta terça-feira (31), durante uma reunião virtual, coordenada pelo juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, Euler Jansen. O aplicativo foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) e Diretoria de Gestão de Pessoas, ambas do TJPB, e serve como identidade funcional digital para magistrados e servidores, com validação através de QR Code.

Neste primeiro momento, o app alcança os celulares com sistema Android e Ios, podendo ser acessado pelo link https://play.google.com/store/apps/details?id=br.jus.tjpb.emsuasmaos.

Além da equipe técnica do TJ/Paraíba, participaram do encontro de trabalho online representantes dos tribunais de Justiça do Rio Grande do Norte, Rondônia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Tocantins, Mato Grosso e Santa Catarina. “Logo que foi lançado, o aplicativo teve uma grande aceitação por parte dos servidores e juízes do Poder Judiciário estadual. Ao mesmo tempo o interesse aconteceu em alguns tribunais, que demonstraram curiosidade na tecnologia”, comentou Euler Jansen.

Antes de concluir os trabalhos da reunião, Euler Jansen revelou que vai recomendar à Presidência do TJPB que seja elaborado um termo simplificado para cessão do código fonte, destinado às Cortes de Justiça que tenham interesse em usar a tecnologia do “TJPB em Suas Mãos – Identidade Funcional”.

Segundo o diretor da Ditec-TJPB, Ney Robson, a aceitação chegou a surpreender. “Nos próximos dias vamos disponibilizar a segunda versão, com alguns aprimoramentos, sobretudo na disponibilização na Apple Store, para abranger mais usuários. É gratificante participar de uma equipe de profissionais qualificados, que está entregando aplicações de relevância ao nosso público”, pontuou o diretor. A respeito do interesse dos outros tribunais, Ney Robson disse “que é uma grande satisfação e motivo de orgulho saber que colegas de vários estados têm interesse em replicar nossa ideia, muitas vezes com equipes maiores que a nossa”, comemorou.

Durante o encontro de trabalho, os participantes tiraram suas dúvidas a respeito das funcionalidades do “TJPB em Suas Mãos – Identidade Funcional”, que foram devidamente respondidas pelo responsável por desenvolver o sistema, Luciano Carvalho Medeiros, da parte de Desenvolvimento da Ditec-TJPB. Ele tratou de resolução de eventuais inconsistências, requisitos iniciais para o aplicativo, arquitetura e tecnologias, como é feita a validação com QR Code e, finalmente, a demonstração do aplicativo.

Luciano explicou que o QR Code gerado na identidade funcional é válido apenas por algumas horas e uma vez consultado, ele pode ser visualizado mesmo que o celular não tenha internet, para o caso de alguém precisar mostrá-lo durante uma viagem, em um local que o sinal não pegue. O aplicativo também permite que servidores e magistrados recebam avisos/notificações e a ideia é adicionar mais funcionalidades nas próximas versões.

Tribunais – Ao final da reunião, servidores de alguns tribunais falaram sobre o “TJPB em Suas Mãos – Identidade Funcional”. Para Alex Jesus, do Setor de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça de Rondônia, a ferramenta é de fácil utilização e bem apresentada. “Vamos levar a ideia para analisar a possibilidade de firmar um convênio com o Tribunal de Justiça da Paraíba”, adiantou. Por sua vez, o representante do Rio Grande do Norte, Alexandre Coelho, parabenizou o Poder Judiciário estadual pela iniciativa. “Todos os envolvidos merecem os parabéns, por disponibilizar uma ferramenta bem apresentada e de fácil manuseio”.

Por Fernando Patriota

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711