Seção Especializada Cível homenageia presidente do TJPB por projeto 'Gestão em Movimento'
Na sessão realizada nesta quarta-feira (4), a Seção Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou, por unanimidade, votos de aplausos ao presidente da Corte, desembargador Fred Coutinho, pela idealização e condução do projeto ‘Gestão em Movimento'. A iniciativa tem como objetivo promover maior aproximação entre a Presidência e as comarcas do Estado, por meio de visitas presenciais e diálogo direto com magistrados e servidores. "O objetivo é aprimorar, acelerar e oferecer respostas àqueles que clamam por justiça no processo”, ressaltou o presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, durante encontro na Esma, em João Pessoa.
Autor da propositura, o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho destacou que o projeto representa um avanço significativo na administração do Judiciário paraibano, pautado por uma escuta ativa e estruturada. “Nosso presidente implementou um ritmo de ouvir magistrados e servidores, numa dinâmica bem estruturada, o que proporciona um norte seguro para a gestão. Agora, as ações podem ser direcionadas de forma mais assertiva, com base nos reais interesses da magistratura e dos servidores”, afirmou o magistrado, parabenizando Fred Coutinho pela iniciativa democrática e aberta.
O presidente da Seção Especializada Cível, desembargador José Ricardo Porto, também elogiou o projeto, lembrando sua participação no encontro realizado em Guarabira, onde presenciou o envolvimento direto dos profissionais na formulação de propostas. Ele ressaltou como ponto alto o espaço concedido para que cada servidor e servidora tenha cinco minutos para apresentar ideias, críticas ou sugestões, simbolicamente investidos da autoridade da Presidência.
A desembargadora Fátima Maranhão destacou o caráter inovador da iniciativa, frisando a postura ativa do presidente, que não se limita ao gabinete, mas vai pessoalmente às unidades judiciárias. “É a pura democracia”, declarou, ao considerar que o projeto coloca cada participante no lugar da Presidência, possibilitando uma contribuição direta e significativa para o aperfeiçoamento da Justiça.
Também ressaltando o sucesso da iniciativa, a desembargadora Túlia Neves apontou o comprometimento do presidente com a valorização dos servidores e sua atenção constante às demandas internas do Judiciário. Ela classificou a experiência como transformadora e essencial para fortalecer a coesão institucional.
A proposta recebeu o apoio unânime dos demais membros da Seção Especializada Cível e do representante do Ministério Público, que reconheceram o impacto positivo da ação para a construção de uma Justiça mais participativa e eficiente.
Por Lenilson Guedes