Semana Nacional da Sustentabilidade segue com inscrições abertas
Seguem abertas as inscrições para a participação na I Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário - Região Nordeste. João Pessoa sediará o evento, que acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro. Serão debatidas as ações do Judiciário voltadas à cultura da sustentabilidade.
Os interessados podem se inscrever acessando aqui.
A iniciativa é uma promoção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os principais tribunais do Estado: o TRT da Paraíba (13ª Região), sede do evento; o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB); o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e a Justiça Federal.
A finalidade é integrar práticas sustentáveis à rotina institucional, promovendo a troca de experiências entre os tribunais nordestinos, fortalecendo a cooperação regional. Empresas, ONGs, universidades, movimentos sociais, representantes de empresas estão convidados a participar e contribuir com experiências e soluções inovadoras que conectem o setor privado, público e o terceiro setor à agenda da sustentabilidade.
A sede do TRT da Paraíba será palco da abertura do evento, no dia 16 de outubro, a partir das 15h. A programação é ampla e inclui diversas atividades voltadas à promoção da responsabilidade socioambiental.
Um dos destaques será o plantio de mudas de árvores, com a participação de autoridades, simbolizando o compromisso do Judiciário com práticas sustentáveis e com a preservação do meio ambiente. Além da realização de audiência pública e palestras proferidas pelos tribunais da Paraíba.
Já a abertura oficial dos trabalhos está prevista para 17h, no auditório principal do Fórum Maximiano Figueiredo do TRT, localizado na Rua Aviador Mário Vieira de Melo, 1440, bairro João Agripino.
Agenda 2030 - A iniciativa está alinhada à Agenda 2030 da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando o papel do Judiciário como agente de transformação social. A Semana também cumpre as diretrizes da Resolução CNJ n.º 400/2021 e da Portaria n.º 134/2025, que instituem a Rede de Sustentabilidade do Poder Judiciário.
O evento será inventariado quanto às emissões de gases de efeito estufa, ou seja, serão computadas todas as emissões provocadas pelo uso de gasolina, álcool, diesel, gás de cozinha, gás de ar condicionado e gás de extintores de incêndio (caso use), além da energia elétrica utilizada na Semana e os deslocamentos aéreos.
Por Lila Santos (com informações da Ascom do TRT13




