Conteúdo Principal
Publicado em: 11/05/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Seminário sobre adoção de crianças e adolescentes excluídos será lançado amanhã (12)

Inicia amanhã, a partir das 14h, no Auditório “Desembargador Francisco Floriano da Nóbrega Espínola”, Fórum Cível da comarca da Capital, o Seminário “Adoções Necessárias”. O evento promovido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, busca mobilizar a sociedade e entidades governamentais na busca de famílias para adoção de crianças e adolescentes excluídos da preferência dos adotantes.

Para mostrar sua preocupação com a importância do tema, o Tribunal mobilizou sua Secretaria de Recursos Humanos e as coordenadorias da Infância e Juventude e de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais, na divulgação do Seminário. A Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), da Corregedoria Geral da Justiça também apóia o seminário.

De acordo com os especialistas em adoção, crianças maiores, adolescentes, afrodescendentes, com problemas de saúde, portadores de alguma necessidade especial ou grupos de irmãos são os que têm maiores dificuldades quanto da escolha no processo de adoção.

No Fórum Cível, os participantes vão poder assistir a palestra “O Papel da Sociedade na Busca Ativa pelas Adoções Necessárias”, ministrada pela vice-presidente do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de João Pessoa (Gead-JP), Lenilde Cordeiro Gonçalves.

Logo depois da palestra, haverá um período destinado à interatividade com o público, exibição de um vídeo e depoimentos sobre adoções necessárias. Em seguida, sob a coordenação do corregedor-geral de Justiça, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, acontece uma mesa redonda, da qual vai participar magistrados, promotores e representantes da Ceja, sobre o tema: “O papel das organizações governamentais na busca ativa pelas adoções necessárias”.

O Seminário Adoções Necessárias tem, ainda, o apoio da 1ª Vara da Infância e da Juventude de João Pessoa; Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) e Associação das Esposas dos Magistrados e das Magistradas da Paraíba (Aemp). 

Por Fernando Patriota
  
 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611