Conteúdo Principal
Publicado em: 25/06/2019 - 11h32 Atualizado em: 25/06/2019 - 18h50 Comarca: Caiçara Tags: Comarca Caiçara, Jackson Pandeiro

Servidor do Judiciário paraibano contribui para manutenção da memória de Jackson do Pandeiro 

Técnico judiciário da Comarca de Caiçara realiza palestras, exposição do acervo particular das obras do artista e lançará livreto sobre o 'Rei do Ritmo'

Fã e pesquisador da vida e da obra de Jackson do Pandeiro, o técnico judiciário Jocelino Tomaz de Lima, da Comarca de Caiçara, neste ano do centenário do artista, tem dividido seu tempo entre o Judiciário e a contribuição cultural com a manutenção da memória do 'Rei do Ritmo'. Com apoio das prefeituras de Caiçara e Logradouro, Jocelino de Lima lançará o livreto '100 Fatos dos 100 Anos de Jackson do Pandeiro' no dia 28 (sexta-feira), durante a tradicional festa de São Pedro da região, cujo tema é 'Exaltando Jackson do Pandeiro em seu centenário'.

Coordenador da ONG Grupo Atitude há 14 anos, o servidor vem proferindo palestras e leva o acervo pessoal em diversas cidades neste mês de junho. Além de Caiçara e Logradouro, receberam o projeto os municípios de Passa e Fica-RN e de João Pessoa, e há convites de Guarabira, Solânea, Dona Inês e Borborema. "O livreto foi fruto de uma pesquisa que elencou fatos relevantes da biografia de Jackson, destaques da sua discografia, curiosidades, fatos posteriores a sua morte (homenagens, monumentos, regravações etc) até chegarmos a esse 'Ano Cultural Jackson do Pandeiro'”, explicou Jocelino de Lima. A obra poderá ser adquirida por R$ 3,00 (valor simbólico), que será  convertido para os projetos do Grupo Atitude, de acordo com o técnico judiciário.

O lançamento se dará na 30ª edição do São Pedro de Caiçara, que contará, também, com a exposição “Jackson com Atitude”, formada com itens relativos ao homenageado; o 9º Concurso de Trios Pé-de-Serra, que prevê no regulamento a inclusão de uma a três músicas de Jackson em seus respectivos repertórios. As atrações da noite serão Forró de Mala e Cuia e Os Filhos de Jackson, trio de Alagoa Grande, terra natal do homenageado.

No segundo dia da festa, as atrações serão Forró de Cabo a Rabo, Henry Freitas e Brasas do Forró. "Toda a decoração da festa estará voltada para a homenagem", reiterou Jocelino de Lima. O evento acontecerá na quadra de esportes Everaldo Costa, nos dois dias, a partir das 21h, e também contará com apresentação de quadrilhas.

A exposição “Jackson com Atitude” contêm cinco Lps e três discos de 78 RPM. "Inclusive a maior das relíquias: o 1º disco, de 1953, com “Sebastiana” e “Forró em Limoeiro”, destacou o servidor. Conta, ainda, com 10 cordéis sobre Jackson mais uma antologia; livros; revistas; plaquete; quatro filmes dos nove que ele participou; a sua biografia apresentada como uma radionovela e em quadrinhos; além de CDs e jornais. "É um material raro e peculiar", arrematou.

Os interessados em adquirir a obra ou apresentar a exposição e palestra em seus eventos, podem entrar em contato com o servidor Jocelino de Lima, por meio do telefone (83) 99175-6171.

Por Gabriella Guedes

 

 

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611