Servidora do Judiciário estadual é a ‘contadora de história’ do Musical de Natal inspirado em São José
A analista judiciária da 5ª Vara da Comarca de Cabedelo, Rafaela Maria de Lima Sá Santos, é a contadora de história e a anunciadora do Musical de Natal "Exulte - São José: o guardião dos sonhos de Deus". O espetáculo será apresentado na próxima quarta-feira (21), às 20h, no Intermares Hall, às margens da BR 230, Cabedelo. Inspirado na vida e na espiritualidade de São José, protetor da Sagrada Família e pai adotivo de Jesus, o espetáculo carrega em sua concepção vários elementos da cultura nordestina. Os ingressos podem ser adquiridos online pelo site abre.ai/exulte2022
O formato do musical traz danças e ritmos muitos presentes no Nordeste, como o maracatu, forró e o xote. Os figurinos são feitos em algodão colorido. “Com músicas e texto autorais, o espetáculo é inteiramente produzido pela Comunidade Católica Nova Berith, tem uma hora de duração e conta, neste ano, com a participação 60 pessoas, entre equipe técnica e artistas”, informou Rafaela Maria.
O Musical de Natal Exulte começou a ser encenado em João Pessoa há 11 anos e já contou com outras quatro inspirações. Em 2021 foi apresentado pela primeira vez a versão inspirada em São José. Na primeira edição, o espetáculo foi permeado por elementos circenses. Nas três edições seguintes, a apresentação foi motivada na visão de São Francisco de Assis sobre o nascimento de Jesus.
Em seguida, foram apresentados três anos sob a inspiração da espiritualidade de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, popularmente conhecida como a ‘Santa das Rosas’. E, nos últimos anos, a inspiração foi a vida de Santa Madre Teresa de Calcutá.
Ao longo das edições anteriores, mais de 14 mil pessoas já assistiram ao espetáculo, que costumeiramente é apresentado em teatros da capital, a exemplo do Paulo Pontos, e no ano de 2013 realizou uma turnê passando por cidades do interior do estado. Além disso, em 2017, uma versão mais curta do espetáculo foi encenada no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, durante a programação do “Natal de Luz”, organizado por Padre Nilson Nunes. Segundo dados da Prefeitura de João Pessoa, que apoiou o evento, mais de 50 mil pessoas assistiram às apresentações.
Por Fernando Patriota