Conteúdo Principal
Publicado em: 01/04/2025 - 09h48 Atualizado em: 01/04/2025 - 11h34 Tags: Formação de Formadores

Servidoras da Esma ministram curso ‘Formação de Formadores’ para magistrados e servidores do TJPI

‘Formação de Formadores’
O curso ‘Formação de Formadores’ foi ministrado no TJ do Piuaí

As servidoras Daiane Lins da Silva Firino e Bianca Nóbrega Meireles, da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma-PB), ministraram, nos dias 26, 27 e 28 de março, o curso ‘Formação de Formadores Nível 1 – Módulo 1: Elementos da atividade docente no contexto da magistratura na era da Inteligência Artificial’. As aulas ocorreram na Escola Judiciária do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), em Teresina, com a formação destinada aos(as) magistrados(as) e servidoras(as) piauienses.

O propósito da ação educacional foi formar os(as) participantes para que os mesmos estejam capacitados na formação de outros(as) magistrados(as), considerando seu percurso de trabalho, sua formação, as experiências e os conhecimentos pedagógicos desenvolvidos.

‘Formação de Formadores’
Bianca Meireles e Daiane Firino

Daiane Firino destacou que compartilhar conhecimentos e práticas relacionadas às competências docentes e aos processos de ensino-aprendizagem em uma outra instituição de educação judicial é fundamental para dar visibilidade ao trabalho pedagógico desenvolvido na Esma-PB. "Além do reconhecimento profissional pelo trabalho realizado, é uma oportunidade única de aprendizado, por meio da troca de experiências e do compartilhamento de boas práticas entre as instituições", afirmou.

Por sua vez, Bianca Meireles ressaltou que, ao longo dos três dias, foram trabalhadas com os cursistas diversas técnicas de aplicação de metodologias ativas e elementos pedagógicos para o planejamento de aulas, sempre utilizando recursos digitais e inteligência artificial, com foco na inclusão. A servidora explicou que o curso de Formação de Formadores é uma ação pedagógica proposta pela Enfam. "É um momento valioso de aperfeiçoamento para magistrados e servidores, visando ao desenvolvimento de competências para o exercício da docência nas escolas da magistratura", concluiu.

Para a coordenadora pedagógica da Escola Judiciária do TJPI, Eloídes dos Santos Silva, os participantes estarão mais preparados para assumir suas funções com segurança, adotando técnicas inovadoras para a prática docente e a organização do trabalho pedagógico. Ele comentou, ainda, que o curso também incentiva a aplicação de metodologias ativas, alinhadas às Diretrizes Pedagógicas da Enfam, para tornar o ensino mais dinâmico e eficaz.

"A Escola Judiciária identificou a necessidade de oferecer essa formação para adequar o modelo acadêmico à realidade profissional, promovendo o compartilhamento de experiências e a transmissão de conhecimentos de forma contextualizada", falou Eloídes.

O juiz piauiense Caio Emanuel Severiano Santos e Sousa afirmou que, durante as aulas, aprendeu sobre metodologias ativas e estratégias de ensino, as quais vão contribuir significativamente tanto para sua prática pedagógica quanto para suas atividades diárias no âmbito judicial. "Muitos desses métodos podem ser aplicados diretamente no exercício da função judicante, e o curso tem sido muito proveitoso, tanto ao lado de outros colegas magistrados quanto de servidores do Tribunal", declarou.

Por Marcus Vinícius

‘Formação de Formadores’
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711