Conteúdo Principal
Publicado em: 06/02/2019 - 10h04 Atualizado em: 06/02/2019 - 18h21 Comarca: Patos Tags: Expansão do Digitaliza

Servidores aderem à expansão do Digitaliza

Expansão do Digitaliza na comarca de Patos

Servidores das Comarcas do interior do Estado da Paraíba sinalizaram positivamente no sentido de aderir a expansão do Projeto Digitaliza, cuja normatização se deu através da publicação, no Diário da Justiça desta terça-feira (5), do Ato nº 12/2019, da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba.

De acordo com o documento, os servidores são incentivados a realizarem o processo de digitalização nos seus respectivos cartórios, de forma a agilizar a migração dos processos físicos para o Processo Judicial eletrônico (PJe). Tendo sido, inclusive, instituída premiação por meio da concessão de folgas.

Conforme explicou o juiz auxiliar da Presidência, Meales Medeiros de Melo, várias comarcas entraram em contato para aderir a expansão do Projeto Digitaliza, querendo saber detalhes. Ele informou, ainda, que um material de treinamento (manuais e vídeos explicativos do procedimento de migração) foi repassado para os juízes, via malote digital e por contato direto.

“A adesão tem sido muito significativa. O feedback que a gente está tendo com relação aos servidores e aos magistrados é de todos muito empolgados com a possibilidade de virtualização de todo o acervo da unidade, exceto aqueles processos que ainda não tramitam no Processo Judicial eletrônico (Pje)”, destacou o magistrado.

Juiz Luiz Gonzaga

Segundo o juiz Luiz Gonzaga, titular da 5ª Vara de Patos e respondendo também pela Comarca de Coremas, servidores de ambas as unidades manifestaram interesse em aderir. Ele ressaltou a importância da expansão. 

“O Projeto Digitaliza revolucionará a prestação jurisdicional no Estado da Paraíba. A digitalização dos processos físicos e a consequente expansão do processo eletrônico implicarão em tramitação e julgamento bem mais céleres das ações”, exaltou Luiz Gonzaga, destacando que “o processo eletrônico, entre incontáveis outros benefícios, simplifica e padroniza a prática de atos cartorários e jurisdicionais, diminui o atendimento em balcão e viabiliza a expansão do teletrabalho”.

Expansão do Digitaliza na comarca de Coremas

A técnica judiciária, Lygia Sibelle Ferreira, que trabalha na 5ª Vara de Patos, explicou o motivo pelo qual está aderindo a expansão do Digitaliza. “Trará muitos benefícios, tanto aos jurisdicionados quanto aos servidores, pois dará mais celeridade ao trâmite processual, bem como segurança, impacto positivo em relação ao meio ambiente, economia de insumos, economia com serviços de correspondência. Em relação à vara, desafogará o cartório das pilhas de processos físicos, trazendo um ambiente mais leve, agradável e confortável visualmente”, realçou.

Já a servidora Janilda Ferreira de Sousa Ramalho, técnica judiciária da Vara Única da Comarca de Coremas, destacou que o “processo eletrônico só traz benefícios e ganhos de diversas maneiras para o servidor e para o jurisdicionado. Um maior e mais célere acesso à Justiça”. Ela ressaltou, ainda, o controle e a redução do tempo, bem como, a questão do autogerenciamento, como pontos positivos para o servidor.

Por Lila Santos.

Compartilhar:
DICOM
Diretoria de Comunicação Institucional
  • imprensatjpb@gmail.com
  • (83) 3216-1611