Servidores da Comarca de Campina Grande recebem treinamento sobre o novo Balcão Virtual
A partir desta quarta-feira (12), os servidores da Comarca de Campina Grande vão atender ao jurisdicionado por meio da nova ferramenta de Balcão Virtual, que foi idealizada pelo Projeto Caju (Central de Atendimento do Judiciário) e a DITEC. O mecanismo visa aprimorar o atendimento ao público, além de ser uma das iniciativas de inovação do Planejamento Estratégico do Judiciário estadual.
Para operacionalizar a ferramenta, eles passaram por um treinamento, nessa terça-feira (11), realizado pela equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), sob a coordenação do gerente de Atendimento e Tecnologia (Geate), José Fábio de Alencar Rodrigues.
Ele lembrou que a Central de Atendimento do Judiciário (Caju) é um projeto coordenado pela juíza Maria Aparecida Sarmento e que na ocasião foi apresentada a ferramenta aos servidores da Comarca de Campina Grande. O objetivo é que eles possam, por meio do treinamento, já realizar os atendimentos com a utilização da nova tecnologia.
“Fizemos esse treinamento em diversas unidades, por meio virtual. De forma presencial foi realizada apenas nos Fóruns Criminal da Capital e no Afonso Campos de Campina Grande. Conseguimos discutir, esclarecer dúvidas, obter um melhor feedback do pessoal, um maior engajamento. Foi muito salutar, pois tivemos a oportunidade de não só apresentar a solução tecnológica, como colher dos próprios usuários as informações que são essenciais ao dia a dia de trabalho deles”, enfatizou José Fábio de Alencar.
Para o gerente do Fórum da Comarca de Campina Grande, Agnelo Oliveira, “o treinamento realizado é de suma importância para o nosso judiciário, sobretudo, no sentido de melhorar a prestação jurisdicional, sendo mais uma ferramenta que deve estreitar e aperfeiçoar o canal de locução com o jurisdicionado”.
Segundo Daniel Melo, Diretor de Tecnologia, com o treinamento, a ferramenta, que já estava funcionando em toda a grande João Pessoa (João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux), passa a operar também em Campina Grande. "Nas próximas semanas estaremos capacitando cada uma das comarcas do Estado de forma a uniformizar o atendimento em todo o TJPB", afirmou.
Por Rayane Sá (estagiária)