Servidores do TJPB participam de curso de planejamento para aperfeiçoar suas atividades
Otimizar o tempo e aperfeiçoar os trabalhos do Tribunal de Justiça da Paraíba. Esse foi o objetivo do curso ministrado a 25 servidores da instituição, durante toda essa segunda-feira (6). O treinamento teve como base uma metodologia desenvolvida pela Escola de Planejamento Homosapiens, o Tevep: tempo, evento, espaço e pessoas.
“O Tevep é um método de planejamento para fazer acontecer. Ele funciona como um 'protocolo' de comunicação entre as pessoas e facilita a organização das informações e a mobilização de recursos”, explicou o diretor de núcleo da Homosapiens, Gustavo Neves.
A metodologia permite às pessoas compreenderem o todo para poderem atuar nas partes, de maneira mais “orquestrada”. Como consequência, é possível aumentar a previsibilidade dos fatos e reduzir os desconfortos tanto entre as pessoas como entre os setores comuns às organizações.
Ainda de acordo com o diretor Gustavo Neves, o Tevep traz como diferenciais a conectividade entre as pessoas, a aplicabilidade, a portabilidade e a simplicidade, onde todos aprendem e ensinam.
Um outro fator abordado pela metodologia é administração do tempo. “Muitas pessoas dizem que não têm tempo suficiente para cumprirem todas as atividades. Todos têm tempo. Só precisamos saber usá-lo. Pensar, planejar antes de iniciar qualquer trabalho. Isso é fundamental para o sucesso de qualquer realização”, explicou Gustavo.
Como parte prática do curso, os servidores tiveram que preparar o próprio almoço, em apenas uma hora. O objetivo foi estimular o trabalho em grupo, a agilidade e evitar a competição entre as equipes. “Tudo foi planejado antes de começarem o preparo da refeição, de forma que todos já sabiam o que iriam fazer. Resultado: o almoço foi preparado antes do tempo”, revelou.
Segundo a coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais (Codes), Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos, a iniciativa foi aprovada pelos participantes. “Com esse treinamento, os servidores do TJ que participaram estão mais habilitados para o trabalho em equipe, administrar o tempo e até a descobrir e valorizar novas habilidades. E essa melhoria na qualidade pessoal e profissional de cada um reflete, diretamente, nos jurisdicionados, que podem contar com um Judiciário mais célere e responsável”.
Da Coordenadoria (com a colaboração do estagiário Herberth Acioli)




