Servidores participam do 2º curso de Libras oferecido pelo TJPB
Dezenove servidores da Secretaria do Tribunal de Justiça, dos Fóruns Cível da Capital e de Santa Rita, da Central de Mandados e da Escola Superior da Magistratura (Esma) entre outros setores, estão participando do 2º curso sobre “Língua Brasileira de Sinais” (Libras) promovido pelo TJPB, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais (Codes).
De acordo com a coordenadora da Codes, Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos, o curso, que se estenderá até o dia 17 de dezembro, tem duração de 48 horas, distribuídas em aulas nas sextas-feiras das 8h às 12h, na sala de Treinamento da Coordenadoria. “Esse curso é fundamental, pois visa qualificar os nossos servidores para aperfeiçoar o atendimento às pessoas com deficiência auditiva”, comentou a coordenadora.
O professor Fillipe Paulino, que ministrou as aulas do primeiro curso, está à frente da nova turma e valorizou o empenho dos alunos. “Eles estão adquirindo conhecimentos que vão possibilitar a comunicação básica com as pessoas surdas que possam vir procurar os serviços do Poder Judiciário”, afirmou.
Instrutor há três anos e intérprete há 12 anos, o professor Fillipe integra o corpo docente da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), entidade que vem fazendo essa parceria com Poder Judiciário na realização do curso de Libras.
Para a servidora Aline Carvalho César e Figueiredo, do Fórum de Santa Rita, o curso de Libras é da maior importância. “Estamos aprendendo o básico, mas que já é uma luz, para que possamos aprimorar futuras comunicações com os surdos”, disse.
Por Kubitschek Pinheiro