Conteúdo Principal
Publicado em: 06/09/2021 - 16h29 Atualizado em: 06/09/2021 - 19h26 Comarca: João Pessoa Tags: GEVID, Setembro Amarelo, Gevid, Escutas psicológicas

Setembro Amarelo: Gevid-TJPB disponibiliza plantões noturnos com escutas psicológicas

Dentro da programação do “Setembro Amarelo”, a Gerência da Qualidade de Vida (Gevid), vinculada à Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep) do Tribunal de Justiça da Paraíba, colocou em prática o Projeto Receptividade, voltado à saúde mental de magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual. Várias ações estão sendo promovidas, inclusive a disponibilidade de plantões noturnos, com escutas psicológicas.

A edição do Setembro Amarelo, é o mês dedicado à prevenção ao suicídio e valorização da vida e este ano traz como slogan “Falar é a melhor opção”. Segundo a psicóloga e coordenadora de Saúde Mental da Gevid-TJPB, Penha Pontes, para a Psicologia, a prevenção ao suicídio e a conscientização da importância da saúde mental ocorrem durante todos os meses do ano. “Nos últimos dois anos, a campanha Setembro Amarelo tem sido ainda mais desafiadora, tendo em vista o contexto pandêmico da Covid-19”, avaliou a profissional. 

Ela adiantou que o objetivo central das escutas psicológicas é proporcionar o acolhimento priorizando a saúde mental e o bem-estar emocional. As Escutas serão realizadas sempre às quintas-feiras, nos próximos dias 9, 16, 23 e 30), no período das 18h às 21h, de forma on-line através do WhatsApp, Meet e Zoom. Além da coordenadora, vão participar das escutas as analistas judiciárias, com habilitação em Psicologia, Andréa Diniz e Valdirene Teodósio. 

Penha Pontes

Penha Pontes esclareceu que se trata de uma ação extra e específica, que será realizada apenas durante este mês. “Porém, é importante ressaltar que, as psicólogas desempenham suas atividades on-line de segunda a quinta-feira, nos turnos manhã e tarde, e na sexta-feira, no turno da manhã. Dentre os procedimentos, realizam consultas, orientações, escutas, encaminhamentos, atendimentos e acompanhamentos psicológico”, esclareceu.

Os contatos podem ser feitos por meio dos telefones: (83) 98829 2464; (83)99144 1145; e (83) 98190 8196. “Segundo dados da Gevid-TJPB, no primeiro semestre deste ano, nosso Setor de Psicologia atendeu, individualmente, 3.134 pessoas”, revelou a gerente em exercício. Daniela Menezes. No Brasil, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos e mais de um milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611