Conteúdo Principal
Publicado em: 26/10/2021 - 11h32 Atualizado em: 26/10/2021 - 17h25 Tags: STJ, Pesquisa, Imagem

STJ realiza pesquisa de imagem para saber qual a percepção da população sobre a instituição

Arte sobre pesquisa do STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) iniciará a coleta de dados da “Pesquisa de Imagem”, conforme disposto no Plano Estratégico STJ 2021-2026. O objetivo é medir a percepção da população quanto ao cumprimento de sua missão, alinhada aos seus valores e à sua visão. “Os resultados servirão para direcionar as ações necessárias à melhoria do nosso desempenho institucional”, explicou o ministro Humberto Martins, presidente do STJ. O questionário ficará disponível no portal institucional do Tribunal de Justiça da Paraíba até o dia 18 de novembro.

Os servidores e os magistrados do TJPB estão convidados a responderem o questionário online, cujo acesso já está disponível pelo endereço eletrônico, pelo QR CODE ou na página inicial do STJ na internet (www.stj.jus.br).

O TJPB informará à Ouvidoria do STJ o nome de um servidor ou magistrado responsável pela divulgação da pesquisa nesse tribunal, a fim de viabilizar o acompanhamento do envio e da coleta de respostas, etapas recomendadas pela metodologia adotada.

Na pesquisa, servidores e magistrados deverão referir-se a impressões gerais sobre o STJ, como o grau de conhecimento sobre o STJ, o funcionamento do STJ e confiança no órgão. Também opinarão sobre a prestação Jurisdicional, como a capacidade do STJ para decidir o processo judicial atendendo às demandas da sociedade com qualidade técnica e razoável duração do processo. Outro ponto relevante para o STJ é entender a percepção da comunidade sobre a segurança Jurídica, como garantir previsibilidade na aplicação do Direito, devidamente justificada e motivada, com o fim de realizar justiça e contribuir para a estabilidade social.

A pesquisa busca, também, entender a opinião pública sobre o serviço de cidadania prestado pelo STJ, como o fortalecimento da consciência dos direitos, deveres e valores do cidadão. Além disso, pretende-se perceber sobre a imagem dos elementos humanos do órgão superior, se existe um corpo funcional qualificado segundo a gestão de competências e do conhecimento para a melhoria do desempenho de suas atribuições. Por fim, o STJ objetiva entender se transmite estabilidade social, referindo-se a ordem jurídica estável, confiável e segura. Ou seja, o STJ é uma instituição transparente?

A Ouvidoria do STJ permanecerá à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários, seja pelo endereço eletrônico ouvidoria@stj.jus.br, seja pelo telefone (61) 3319-8570, aos cuidados da ouvidora auxiliar, Tatiana Estanislau.

Por Gabriella Guedes

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611