Terceiro Mutirão do ProEndividados tem início em Santa Rita
Com 4.000 contribuintes convocados, teve início na manhã desta segunda-feira (11) o III Mutirão da Energisa, com foco em realizar acordos envolvendo consumidores da cidade de Santa Rita que estão com faturas de energia atrasadas. A ação é uma parceria entre Tribunal de Justiça da Paraíba, através do Programa ProEndividados, a empresa Energisa e o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).
Desta vez, o esforço concentrado vai atender os moradores dos bairros do Centro, Alto das Populares, Tibiri, Marcos Moura, Várzea nova e Eitel Santiago. As negociações acontecerão entre os dias 11 e 15 de abril, das 8h às 17h, em uma estrutura montada na Praça da Secretaria Municipal de Saúde, em Santa Rita.
De acordo com o coordenador do mutirão, o juiz Antônio Carneiro, mais do que uma oportunidade de negociar dívidas, regularizar dados cadastrais e por fim a pendência de dívidas, o contribuinte encontrará no evento facilidades e benefícios.
“O que fazemos aqui é uma ação social do TJ que visa, em praça pública, convidar esses consumidores para que, em uma mesa redonda, junto com representantes da concessionária de energia, tentar fazer uma conciliação. Isso com despensa de alguns encargos, juros, correções monetárias e feito de forma parcelada, de acordo com a capacidade de pagamento de cada consumidor”, afirmou.
Conforme declarou o magistrado, nos mutirões anteriores, os índices de presença, acordos e arrecadação são sempre “satisfatórios”, mas o objetivo maior é possibilitar a solução de conflitos através da conciliação.
“A perspectiva do Núcleo é consolidar uma cultura de paz, uma cultura de solução de conflitos através de métodos consensuais. Aqui, ficamos satisfeitos e dizemos que o evento teve êxito quando, cada vez mais, conseguimos difundir essa prática de conciliar”, acrescentou o juiz Carneiro.
A viúva aposentada, Josefa Severina da Silva, que conseguiu firmar acordo e por fim a uma dívida de 188 reais, por meio do pagamento de seis parcelas, disse que comparecer ao mutirão foi “muito bom!”. “Aceitar o convite e regularizar uma situação que me deixava desconfortável foi excelente”, disse a contribuinte.
Programa – O ProEndividados é uma dos programas promovidos pelo Núcleo de Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça da Paraíba, que é dirigido pelo desembargador Leandro dos Santos, com apoio dos diretores-adjuntos Antônio Carneiro, Fábio Leandro e Bruno Azevedo.
Por Laíse Santos (estagiária)










