Conteúdo Principal
Publicado em: 23/05/2022 - 17h17 Atualizado em: 23/05/2022 - 17h48 Tags: Infância e Juventude, Dia Nacional da Adoção, #AdotarÉAmor

Times do Campeonato Brasileiro de Futebol vão estampar Campanha #AdotarÉAmor em jogos

Logomarca de adoção

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), vai lançar a Campanha #AdotarÉAmor. A iniciativa marca o Dia Nacional da Adoção, 25 de Maio. Para incentivar o ato da adoção, times do Brasileirão – séries A e B – entrarão em campo para promover o direito das crianças brasileiras de conviver em família. A participação da CBF dá mais visibilidade à campanha #AdotarÉAmor, que chega à sua sexta edição, com o twittaço, a partir das 10h da quarta-feira (25/5), e iluminação roxa em prédios públicos.

Segundo o coordenador da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça da

Desembargador Romero Marcelo
Desembargador Romero Marcelo

Paraíba, Desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, a campanha #AdotaréAmor busca despertar na sociedade brasileira o estímulo à adoção. “Temos mais de quatro mil crianças e adolescentes à espera de um lar. Despertar a atenção da população, com um veículo de comunicação como o futebol, certamente produzirá resultados para a esperança desses brasileirinhos, que esperam pela oportunidade de serem inseridos em uma família”, pontou.

Juiz Adhailton Lacet
Juiz Adhailton Lacet

De acordo com o juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba, Adhailton Lacet Correia Porto, a Campanha #AdotarÉAmor merece todo o reconhecimento, quando objetiva dar mais visibilidade ao processo de adoção, sobretudo em a parceria com a Confederação Brasileira de Futebol, “onde temos um esporte de grande visibilidade e que está no coração do povo brasileiro. Aqui, no âmbito do Poder Judiciário estadual, a nossa campanha continua o ano inteiro com o tema ‘Não Resista ao Amor, Adote’, com total apoio da Coordenação da Infância e Juventude”, destacou o magistrado.

O CNJ também disponibilizou diversos conteúdos gráficos para as redes sociais, (Twitter, Instagram, Facebook e Stories). A mesma identidade visual estará estampada em faixas da campanha a serem exibidas nos 27 jogos da 7ª rodada do Brasileirão, entre os dias 21 e 30 de maio, com os dizeres “Adotar é amor. 25 de maio – Dia Nacional da Adoção - www.cnj.jus.br/adocao. A expectativa é que a CBF e os times também participem do Twittaço no dia 25 de maio e ampliem o apoio para que mais crianças encontrem uma família substituta.

Campanha - No ar desde 2017, a campanha Adotar é Amor promove uma mobilização digital, com o propósito de engajar os internautas em favor da adoção. Em seu primeiro ano, o movimento contou com o apoio do time paulista Corinthians, Em 2018, atag ficou em primeiro lugar dos trending topics do Twitter, como assunto mais comentado naquela manhã. Em 2019, a web se mobilizou para colocar a adoção na lista dos 20 assuntos mais comentados do Twitter. Em 2020, a campanha reuniu o maior número de personalidades públicas em favor da causa, entre elas: Leandra Leal, Giovanna Ewbank, Taís Araújo, Preta Gil, Elza Soares, Fernanda Paes Leme, Maju Coutinho e Daniela Mercury. Já no ano passado, a campanha permaneceu nos trending topics do Twitter, sendo destaque durante todo o dia. Também participaram do movimento a cantora Daniela Mercury, a jornalista Rachel Sherazade e a influenciadora Juliette.

Números - Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), há pouco mais de 4,1 mil crianças e adolescentes aptas para adoção. Dessas, a maior parte não está mais na faixa etária da primeira infância: 3.237 têm mais de seis anos e apenas 282 são bebês, com menos de dois anos de idade.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611